A Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras organiza para o próximo dia 30, às 19h, uma audiência pública com a temática da segurança pública no município. O debate de ideias ocorre no plenário Vereador Oscar Francisco Pedroso, com limitação para participação de 50 pessoas. A audiência será transmitida ao vivo pelas plataformas oficiais do parlamento.
O secretário municipal de Segurança e representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Poder Executivo e da Secretaria Estadual de Segurança Pública devem se fazer presentes. “Nós temos corrido atrás, pedido e implorado, mas os ganhos são poucos. Queremos envolver a comunidade com as autoridades”, detalhou o presidente da Câmara, Jorge Luiz da Silva (MDB).
Para participar da audiência, presencialmente, é necessário realizar inscrição até dia 29 (CLIQUE AQUI). A população poderá manifestar opinião, a inscrevendo previamente em formulário disponibilizado na entrada do plenário.
A audiência pública atende a pedido formal feito por Adriana Linhares (PSDB), Maikon Rodrigues (PSDB) e Terezinha Pinto (PSDB), após inúmeros reclames sociais por ações específicas na área. “Trazer o compromisso de todos, para resolver essa situação que cada dia está pior. A audiência pública faz isso, traz a comunidade para perto do poder público”, opinou Adriana.
A crescente na criminalidade, especialmente de pequenos furtos e invasões a residências, vem sendo registrada na cidade – em especial na região do Itacolomi. “A audiência tem por objetivo ouvir a comunidade em suas demandas, traçar metas com as autoridades com o intuito de amenizar o problema em questão”, acrescentou Terezinha.
No ofício de embasou o pedido para realização da audiência, Maikon pontuou que é “necessário ouvir a comunidade para buscarmos juntos ferramentas de solução do problema”. Com a ata da audiência pública, que tens fins legais de cobrança, o parlamento deve avançar em suas cobranças junto aos poderes públicos.
Recentemente, o Governo Municipal ampliou seu repasse financeiro para o custeio das ações da Polícia Militar, passando de R$ 2,5 mil mensais para R$ 15 mil mensais. “Sempre bom frisar o importante papel das associações de moradores e Conseg de Balneário Piçarras. Quando todos estão unidos no propósito de melhorar a segurança pública, as chances de bons resultados só aumentam” disse recentemente o prefeito Tiago Baltt – ao autorizar a ampliação de custeio, que também tramitou pelo parlamento.
O Conseg, por sua vez, firmou parcerias com construtoras que atuam na cidade e promoveu a instalação de quinze câmeras inteligentes de monitoramento. Elas são de altíssima resolução e possuem a tecnologia Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR) – que é capaz de fazer a leitura de placas de veículos e identificação facial de suspeitos.