A empresa Flomar Navegação Ltda apresentou o projeto conceito do Píer Turístico que pretende construir junto ao Molhe Joaquim Pires (Barra Sul). Batizado por Porto Park Balneário Piçarras, são trezentos metros de comprimento iniciados a partir do final da atual estrutura – onde estão previstos espaço para parque de diversão, setor gastronômico e comercial, espaço para shows e vagas molhadas para embarcações.
“É a chave para um novo turismo em Balneário Piçarras. Um projeto que nos coloca em igualdade aos principais destinos turísticos do país. Esse é o primeiro empreendimento do gênero em toda América Latina”, pontua o secretário de Turismo, Lávio Dalfovo. Pelo projeto, desenvolvido por Renato Kfuri, a execução terá valor estimado de R$ 90 milhões – subsidiados por investidores da iniciativa privada.
“Será o nosso diferencial”, acrescentou. Na estrutura, com cerca de 25 metros de largura, também está prevista a construção de uma plataforma de embarque e desembarque para transporte marítimo. Ela servirá para proposta de ligação intermunicipal, uso turístico via Rio Piçarras e também para receber passageiros de cruzeiros – numa futura escala que vem sendo articulada com operadoras.
O projeto precisa vencer o processo burocrático de aprovações de plantas e licenciamentos. Segundo Lávio, já há permissão há Secretaria do Patrimônio da União e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Em abril do ano passado, o Governo Municipal concedeu o “nada a se opor”, permitindo que a empresa avançasse na conceituação do projeto. Para o local, também está previsto um posto da Marinha do Brasil e Bombeiros Militares.