20 C
Piçarras
terça-feira 13 de maio de 2025


Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras prorroga inscrições no Programa Selo Verde

Voltado ao incentivo às boas práticas ambientais, o edital detalha as três categorias para inscrição: Insumos Sustentáveis e Resíduos Sólidos”, “Recursos Hídricos e Drenagem Urbana” e “Economia Energética e Mobilidade

(FOTO, FELIPE FRANCO BIEGING)
Ouça a Matéria

O Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) prorrogou as inscrições de adesão ao Programa Selo Verde para até o dia 1º de setembro. Empreendimentos da construção civil, indústrias, comércios e prestadores de serviços públicos ou privados poderão recebe o Selo com projetos de incentivo às boas práticas ambientais .O edital detalha as três categorias para inscrição: Insumos Sustentáveis e Resíduos Sólidos”, “Recursos Hídricos e Drenagem Urbana” e “Economia Energética e Mobilidade”.

Pelo edital, há critérios dentro de cada categoria – com pontuações específicas. Os empreendimentos que somarem 50 pontos, após análise técnica de uma Comissão Especial, serão considerados aptos a receberem o Selo Verde. Membros do IMP, Vigilância Sanitária e Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável formam a Comissão Especial. Eles terão até 45 dias para analisar as inscrições e emitir parecer com a pontuação de cada inscrito.

As inscrições são feitas mediante protocolo digital no site da Prefeitura. “O período do Selo Verde será de dois anos para atividades em operação e um ano para projetos em fase de implantação”, explica a presidente do IMP, Rosemari Bona.

O decreto 167/2021, publicado em 21 de setembro do ano passado, é que regulamenta o Selo Verde, que tem por objetivo “incentivar e reconhecer a adoção de práticas sustentáveis, dando publicidade às iniciativas realizadas, bem como estimulando o senso crítico da população na busca por empreendimentos e estabelecimentos que reconheçam sua responsabilidade ambiental”.

A certificação integra o Plano de Combate ao Lixo do Mar piçarrense – relacionado ao compromisso assumido pelo município, em 2018, com a Organização das Nações Unidas, na campanha Mares Limpos. A instituição do Selo Verde também está prevista no atual Plano Diretor Municipal. “O Selo Verde é um comprometimento para o futuro da nossa cidade, uma marca que vai ficar registrada e contribuir para que Balneário Piçarras caminhe corretamente com esse grande passo junto às questões ambientais”, destaca o prefeito, Tiago Baltt (MDB).

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você