A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesse domingo, 27, alerta máxima para chuva volumosa e persistente para a região do Litoral Norte do estado até a divisa com Paraná. O alerta é válido até a noite de terça-feira, 29, e tem como base “o deslocamento de umidade do mar para o continente”.
“É reforçado pela presença de áreas de baixa pressão em toda a atmosfera, o que mantém a chuva persistente, volumosa, com moderada a forte intensidade, do centro ao leste do estado, principalmente, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte”, acrescenta comunicado oficial emitido pelo órgão.
Nestas áreas, os acumulados nas últimas 24 horas variam de 60 a 100 mm (pontualmente ultrapassando este valor e chegando aos 200 mm). Essa condição de chuva persistente e volumosa se estende, pelo menos, até terça-feira, 29. A chuva, por alguns momentos, ocorre com intensidade moderada a forte e acompanhada por rajadas de vento, raios e chance de granizo.
O risco para ocorrências associadas com alagamentos, deslizamentos e enxurradas é muito alto nas áreas em vermelho e alto nas áreas em laranja. Nas áreas em amarelo e verde o risco é moderado e baixo, respectivamente. Vale ressaltar que essa condição para chuva persistente deve perdurar ao longo da semana.
RISCO DE RESSACA
A Defesa Civil também pontuou que o mar permanecerá agitado nos próximos dias, por conta das rajadas de vento que podem alcançar 60 quilômetros por horas – gerando ondas de 2 a 3 metros.
ALERTAS
Alerta foi disparado às 16h20 deste domingo, 27, para alagamentos, rajadas de vento, risco de enxurradas e deslizamentos para os municípios de Apiúna, Araquari, Ascurra, Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Benedito Novo, Blumenau, Bombinhas, Brusque, Camboriú, Campo Alegre, Corupá, Doutor Pedrinho, Garuva, Gaspar, Guabiruba, Guaramirim, Ibirama, Ilhota, Indaial, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Luiz Alves, Massaranduba, Navegantes, Penha, Pomerode, Porto Belo, Rio Negrinho, Rio dos Cedros, Rodeio, Schroeder, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Timbó nas próximas 3 horas.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.
[…] de Proteção e Defesa Civil do Município de Luiz Alves – que também tomou como base o alerta emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina na manhã deste domingo, pontuando alerta máximo para chuva volumosa e persistente para a região […]