A vice-prefeita de Penha, Maria Juraci Alexandrino (MDB), se manifestou sobre sua exoneração da Secretaria de Educação – confirmada pelo prefeito Aquiles da Costa (MDB) na segunda-feira, 13. “Eu saí da Secretaria da Secretaria Municipal de Educação porque assumi o compromisso em 2022 de transformar a Educação de Penha”, disse ao longo de vídeo com quatro minutos de duração.
Ela pontuou as principais ações da pasta frisando que todas elas buscaram pela valorização da Educação – tanto na vertente dos alunos, quanto aos profissionais. “Peço a alguns agentes públicos mais respeito a Educação”, acrescentou no vídeo. Maria Juraci, que assumiu a pasta em janeiro de 2021, comandou a Educação sem o acúmulo de proventos, optando somente pelos vencimentos do cargo eletivo.
Ela também remeteu um comunicado à imprensa, onde detalhou textualmente o trabalho que desenvolveu na pasta. “Foram um pouco mais de dois anos de intenso trabalho e dedicação, possibilitando resultados históricos, que alavancou a qualidade de ensino de Penha e a colocou como referência regional na área da Educação”, narrou a professora e vice-prefeita, Maria Juraci (Leia o texto na íntegra ao final da matéria).
Thyrciane Feitosa de Santana da Costa assumiu a Secretaria de Educação. Professora de História com pós-graduação em Gestão Escolar com Ênfase em Supervisão Escolar, Thyrciane trabalhou como professora na Rede Municipal de Ensino de Penha, também como secretária escolar por cinco anos e nos últimos seis meses esteve como controladora interna adjunta. “Recebi esse convite com surpresa e muita alegria no coração. Me sinto honrada, pois amo de paixão a Educação. Vou me esforçar ao máximo para proporcionar uma Educação Democrática a toda Comunidade Escolar”, disse ela ao Jornal do Comércio.
CARTA ABERTA
Assumi o compromisso de transformar a Educação de Penha. Foram um pouco mais de dois anos de intenso trabalho e dedicação, possibilitando resultados históricos, que alavancou a qualidade de ensino de Penha e a colocou como referência regional na área da Educação.
Ao longo dessa jornada, conseguimos recursos do Governo do Estado para a construção da Maior Escola da história de Penha, com investimento de quase R$ 6 milhões. Entregamos outras novas unidades, reformas, ampliações e a construção de uma nova Quadra Escolar.
Investimos no conforto às nossas crianças, com um novo Kit de Material Escolar, Uniformes de Verão e Inverno, Mochilas, Tênis, Agendas, além da climatização em todas as Unidades Escolares e CEIs de Penha.
Diminuímos as filas de espera e criamos um plano de expansão para atender crianças de 0 a 3 anos em período integral.
Demos continuidade e ampliamos os investimentos no Sistema Aprende Brasil, da Editora Positivo, que eleva a educação a um patamar de Escola Particular, oferecendo uma metodologia de ensino diferenciada.
Instalamos o Espaço Digital do Terceiro Milênio nas três escolas básicas, valorizando as práticas do futuro, inclusive com aulas de robótica numa primeira unidade escolar.
Aos servidores, ampliação das formações e a garantia do reajuste de 33% do Piso Salarial, rompendo com o atraso na valorização dos professores.
Estas são algumas das ações ao longo deste curto período que fez a diferença e revolucionou a Educação em nossa cidade. Como resultado, fomos destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em toda a região e a cidade de Penha já é referência em Santa Catarina.
Fizemos uma educação mais democrática, com trabalho baseado no amor, ética e transparência pública. Agradeço a todos e todas que fizeram parte deste desafio. Nós transformamos a educação de Penha!
Faço esta mensagem como uma prestação de contas à População de Penha. Continuo como vice-prefeita atendendo as demandas da comunidade e buscando resolver problemas crônicos que ainda existem na cidade de Penha.
Continuo acreditando que a educação é o melhor caminho.
Peço mais respeito a educação!
Maria Juraci Alexandrino
Vice-Prefeita do Município de Penha





