O Grupo Especial de Apoio Conjunto de Fiscalização Municipal (GEAC) da Prefeitura de Penha interditou nesta terça-feira, 19, um estabelecimento comercial do ramo de reciclados (popular ferro-velho), no centro da cidade. Ele foi interditado por não cumprir os códigos municipais de receita, planejamento e sanitário. Um segundo ferro-velho foi notificado a se regularizar.
O coordenador do GEAC, Edevilson Nascimento, destaca que a ação de fiscalização visa regularizar os estabelecimentos e orientar os proprietários em relação as medidas sanitárias, principalmente em relação ao controle de casos de dengue no município. O comércio interditado só poderá operar assim que regularizar. Já o notificado, será fiscalizado na próxima semana e, se mantiver as desconformidades, também será interditado.
“A ação visou a legalidade do estabelecimento que está com problemas com alvarás e problema sanitário, principalmente em relação aos focos de dengue. Em ambos os estabelecimentos foram encontrados esses focos larvários, e como forma de prevenção, a atitude tomada foi interditar um estabelecimento que já havia sido notificado, e notificar outro para que cumpra as orientações até a próxima semana. Estamos com casos de dengue no município e precisamos conscientizar a população”, explica Edevilson
GEAC
A Prefeitura de Penha, por meio da Secretaria de Planejamento e de Governo, em conjunto com a Vigilância Sanitária e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Receita, criou o GEAC, visando intensificar ações de fiscalização. O GEAC é composto por três equipes, com um coordenador e mais sete fiscais.