A Secretaria de Educação de Penha (Seduc) está implantando o ‘Botão de Pânico’ nas unidades de ensino da Rede Municipal. A Escola Básica Municipal Rubens João de Souza, no Centro, é a primeira a ter sistema de contato direto aos órgãos de segurança em caso de uma emergência. O botão está inicialmente em fase de testes.
“O botão de segurança é conectado aos órgãos de segurança. Quando acionado, é enviado um aviso aos órgãos”, detalhou a secretária de Educação de Penha, Thyrciane Santana. O botão também emite o alerta ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que neste momento possui cerca de 200 câmeras de monitoramento conectadas.
“O botão de segurança é conectado aos órgãos de segurança. Quando acionado, é enviado um aviso aos órgãos”
THYRCIANE SANTANA

A secretária pontua que as demais unidades de ensino também serão contempladas com o sistema. “Vai seguir o cronograma da empresa do Botão de Pânico, uma vez que está sendo feita uma doação pela empresa que já presta esse serviço de segurança ao município. Essa semana deve ser feita a continuidade nas demais unidades escolares”, acrescenta.
Na Escola Rubens, também há um totem de monitoramento – que possui câmeras em variados ângulos. Ela está bem no acesso à unidade. Para ampliação desse sistema, a Educação aguarda o desfecho de processo licitatório. “Em relação ao totem, é necessário aguardar a licitação para dar continuidade ao processo”, esclarece Thyrciane.
“Estamos em contato diário com as diretoras das unidades escolares e atentos durante todo o dia caso algo aconteça, além do apoio total das forças de segurança. A ideia é que tenha, muito em breve, um totem de segurança em frente a cada escola da cidade, no qual será possível acompanhar via aplicativo as imagens em tempo real da escola”, reforça a gestora da pasta.
O Governo também trabalha nas questões burocráticas para elevar a infraestrutura de proteção das escolas, como portões, cercas e muros. “A Secretaria de Educação trabalha no orçamento e analisa as dotações orçamentárias para fazer a melhoria das infraestruturas. De qualquer forma, a Seduc já tinha um cronograma para fazer algumas melhorias nos muros de alguns CEIs e escolas”, encerra a secretária.
GUARDA ARMADA NAS ESCOLAS
Na sessão ordinária desta segunda-feira, 17, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto enviado pela Prefeitura, autorizando a contratação emergencial de segurança armada para todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. Os encaminhamentos foram feitos através do Gabinete de Crise criado para tratativas sobre a pauta de segurança escolar. “A decisão da segurança armada nas escolas vem para atender os anseios da comunidade escolar, dos pais e dos alunos que estão muito preocupados e com medo”, categoriza o prefeito, Aquiles da Costa (MDB).
Segundo o prefeito, a segurança armada visa “diminuir a sensação de insegurança e coibir casos de violência nas escolas da rede municipal. Vale salientar que o serviço de vigilância privada tem como característica básica a especialização na execução dos serviços, sendo que dentre outros requisitos, a especialização decorre de normativos que exercem um controle efetivo sobre as operações e regulam a atividade”.
Com a autorização legislativa, o Governo possui aval para dar início ao processo de contratação.






[…] LEIA TAMBÉM: Educação de Penha inicia implantação do ‘Botão de Pânico’ nas unidades de ensino […]
[…] O Governo Municipal também está implantando o ‘Botão de Pânico’ nas unidades de ensino da Re…. A Escola Básica Municipal Rubens João de Souza, no Centro, é a primeira a ter sistema de contato direto aos órgãos de segurança em caso de uma emergência. O botão está inicialmente em fase de testes. […]