20.5 C
Piçarras
terça-feira 13 de maio de 2025


13ª Mostra de Danças da APAB é confirmada para o próximo dia 20

“É uma oportunidade que a gente se apresenta na nossa cidade e também trazemos espetáculos variados para quem for assistir”

Ouça a Matéria

A Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff (APAB), de Balneário Piçarras, realiza no próximo dia 20, às 20h, a décima terceira edição da Mostra de Danças da APAB. Ela acontece no ginásio Aurélio Solano de Macedo e tem a confirmação da presença de seis grupos de danças – além de apresentações do coletivo de danças russas, que organiza o evento.

Festival chega a sua décima terceira edição – Foto, Felipe Franco / Arquivo JC

Os grupos confirmados para essa edição são o Grupo Milênio, Eduxi Companhia de Danças de Salão, Camila Lorenzetti, Grupo Kaiorra, Danças do Ventre, Lucas Moreira e a própria APAB – além da Banda Municipal. “É uma oportunidade que a gente se apresenta na nossa cidade e também trazemos espetáculos variados para quem for assistir. São vários gêneros de danças, tem jazz, hip-hop, street dance, balé clássico, danças populares, estilo livre, dança do ventre, dança de salão… É um espetáculo que dificilmente se torna cansativo. Ele é muito eclético então ele atinge a todos os grupos”, convida a figurinista do grupo, Katia Tomacelli.

A APAB vai apresentar quatro coreografias, uma inédita. “Da APAB a abertura será com a coreografia Dias e Noites de Moscou. Ela leva esse nome porque representa o claro e o escuro o dia e a noite. A segunda coreografia é Zimah, do russo significa inverno, então é uma dança que remete ao frio e ao clima de neve da Rússia. A terceira coreografia justamente é uma dança cigana muito alegre mostrando a alegria desse povo. E, a última, será Surpresas Russas, que é uma coreografia nova que vai ser estreada justamente nessa ocasião. A Mostra de Dança todos os anos ela é a nossa oportunidade de mostrar em primeira mão pra Balneário Piçarras – que é a nossa cidade e são as pessoas que estão no nosso convívio, os nossos amigos, os nossos parentes – o nosso trabalho, que as vezes dura anos pra ser concretizado”, adianta Katia.

“E, a última, será Surpresas Russas, que é uma coreografia nova que vai ser estreada justamente nessa ocasião. A Mostra de Dança todos os anos ela é a nossa oportunidade de mostrar em primeira mão pra Balneário Piçarras”

KÁTIA TOMACELLI

Com um vasto currículo de prêmios e apresentações por diversas regiões do globo, Kátia pontua que a Mostra nasceu justamente na intenção de compartilhar essas experiências com a cidade: “a Mostra de Danças surgiu com uma vontade que nós tínhamos de trazer toda a beleza e a cultura e toda essa emoção que é o palco, a variedade de números que podem ser apresentados. Observando, participando e competindo com vários grupos e cidades afora, estado afora, países afora, nós falamos que queríamos trazer à Balneário Piçarras um pouquinho de tudo que a gente vivência observando nos palcos.

Nessa proposta, Kátia crê que “esse objetivo foi alcançado. Nós fazemos um trabalho pesado de divulgação. Um trabalho pesado na vontade de transformar o ginásio de esportes num espaço mais próximo possível a um teatro, então isso significa proporcionar conforto para quem estiver assistindo a todo aquele efeito cênico de palco, de chão específico, de iluminação… Tudo para proporcionar um espetáculo de grande porte”.


O valor do ingresso é de R$ 20, no momento do evento. Mas, pode ser adquirido de forma antecipada por R$ 15. Integrantes da APAB possuem o ticket antecipado, que também pode ser adquirido no Restaurante Zezinho, no Mercado Albano e na Fundação Cultural de Balneário Piçarras. “O público sempre se faz presente, enchendo a casa e de forma muito respeitosa com aplausos, com silêncio, com muita atenção. Então acho que a gente atinge sim o propósito que é trazer cultura, trazer essa beleza da arte e da dança e ter o público lá presente pra apreciar”, finaliza Katia.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você