Com o nível de seu principal manancial muito baixo, a Casan de Balneário Piçarras emitiu alerta para a possibilidade de falta de água e pediu que a população adote medidas de uso consciente e controlado da água. “Estamos tomando algumas ações para manter o abastecimento”, adiantou chefe da agência local, Lino José de Aviz Neto.
A severa estiagem que atinge praticamente todo o estado gerou a redução do volume de água, afetando os mananciais – exigindo que a equipe local execute manobras operacionais para manter o abastecimento. “O nível está do rio está muito baixo, mas estamos trabalhando para manter o abastecimento”, acrescentou Lino.
O fornecimento de água permanece regularizado, porém a vazão de operação da Estação de Tratamento foi reduzida e ações estão sendo executadas para limpeza e desassoreamento da captação. A cidade também possui uma lagoa reserva, que ainda não foi acionada. “Ainda não estamos usando a lagoa reserva, mas ela tem condições de ser usada”, garantiu Lino.
A Companhia vende água tratada para a cidade vizinha de Penha e alerta também a estes moradores a importância do uso responsável, especialmente evitando-se ações como a lavagem de casas, pátios, calçadas e carros. Outra orientação importante é evitar banhos prolongados, já que o chuveiro é um dispositivo de consumo significativo de água.
DICAS DE ECONOMIA
– Tome banhos mais breves, pois o chuveiro é um grande consumidor de água tratada.
– Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba.
– Não lave a louça com água corrente: passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar.
– Só acione a máquina de lavar louça ou a de lavar roupa com capacidade total: o consumo é igual se ela não estiver cheia.
– Não use mangueira sob hipótese alguma, nem para lavar carros, regar plantas e muito menos para lavar calçadas.
Fonte: CASAN
Foto por: Casan