O Jornal do Comércio entrevistou o candidato a prefeito de Barra Velha, Thiago Pinheiro (PP). Elencando temas do Plano de Governo, entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a reportagem conversou com Thiago pelo período máximo de até 30 minutos.
A entrevista foi realizada em Barra Velha. Aos 33 anos, o ex-vereador (2017/2020), formado em Administração Pública e Direito disputa pela segunda vez a principal cadeira do município e tem Alan Batista (Podemos) como candidato a vice-prefeito.
“Isso é uma frase que nós ouvimos muito, durante a caminhada, nos últimos meses, o que Barra Velha viu…viu notícias ruins, notícias negativas”
Sua campanha traz o slogan “Orgulho e Respeito por Barra Velha”. “Isso é uma frase que nós ouvimos muito, durante a caminhada, nos últimos meses, o que Barra Velha viu…viu notícias ruins, notícias negativas. E, esse desejo de realmente transformar a nossa cidade através de boas notícias, através de bons acontecimentos, é algo que temos marcado muito. O nosso foco nesses próximos quatro anos, é justamente trabalhar para entregar as obras, para entregar os bons resultados, para fazer a diferença e preencher o noticiário, preencher as redes sociais com boas notícias de Barra Velha”, detalha ele, elencando Saúde, Educação, Infraestrutura e Segurança como prioridades.
Seu Plano de Governo começa com o tema Administração e Gestão Pública. São 23 ações: “nós montamos um Plano de Governo […] que está aqui é pautado pela montagem de uma equipe qualificada. Nós falamos um prefeito preparado, nós falamos um vice-prefeito preparado, só que este mesmo preparo tem que se replicar em todas as esferas de comando. Por isso que nós sempre falamos da equipe. Fundamental de termos uma equipe realmente qualificada que tenha o ouvido ativo que tem um diálogo sempre como primeira ordem e que nós possamos entregar essas ações através de conhecimento, honestidade e preparo”.
Thiago reforça que nessa questão vai dar ênfase à redução de “gastos, para que nós possamos pegar esta economia e transformá-las em obras. A gestão é isso, é montar uma equipe preparada, é enxugar os gastos necessários, é entregar uma gestão realmente eficiente para que nós tenhamos mais recursos, mais arrecadação através de mais desenvolvimento, mais arrecadação através de emendas que estão sendo buscadas com projetos bem-feitos para que nós tenhamos uma gestão qualidade”.
Em paralelo, crava incentivos fiscais para vinda de novas empresas e moradores, elevando exponencialmente a receita municipal. “As políticas incentivam a construção também. Sabemos que o imposto é a forma do município arrecadar e também gerar as obras. O nosso foco não é aumentar o imposto. O nosso foco é aumentar a quantidade de contribuintes. Em hipótese algumas vamos aumentar impostos. Nosso povo já paga demais, já sofre demais. Mas, nós iremos atrair mais pessoas para Barra Velha. Através do empreendedorismo, da indústria, da construção civil, do comércio. E, são mais pessoas consumindo, são mais pessoas contribuindo. E, é mais riquezas que estamos gerando no nosso município”, afirma o candidato do PP.
“Esse respeito pela educação começa por aí, começa pelo básico, para que depois nós possamos fazer as novas escolas, os espaços humanizados e constantemente a modernização”,
No viés da Educação, Thiago cita que irá construir mais escolas, atuar na valorização dos profissionais da educação e reforçar o apoio no cotidiano educacional. “O que está acontecendo hoje é completamente o contrário. Esse respeito pela educação começa por aí, começa pelo básico, para que depois nós possamos fazer as novas escolas, os espaços humanizados e constantemente a modernização”, opina.
Da mesma forma pensa para a Saúde. Ele pontua finalizar a construção do atual Pronto Atendimento 24h e construir um novo em Itajuba, buscando ainda a valorização do profissional para um atendimento melhor. “O primeiro passo é melhorar essa infraestrutura de saúde, de saúde básica, através dos postinhos, para que nós tenhamos esta construção da saúde bem-feita […] Então ao chegar no postinho, ao chegar numa UPA, o nosso morador precisa ser bem atendido”, detalha.
Thiago também categoriza criar a Guarda Municipal. “Essa implantação da Guarda Municipal ou da Polícia Municipal, que já acontece em vários municípios vizinhos, ela é a possibilidade real de Barra Velha ter mais efetivo policial. Hoje nós sabemos que essa busca constante por efetivo policial junto ao Estado, junto ao comando da Polícia Militar, não é um fato político, é um fato técnico. E, isso demora muito a acontecer pela quantidade reduzida de efetivos policiais em todo o Estado”, confirma.
“Os prefeitos que passaram sempre fizeram isso: prometeram muito, entregaram quase nada, encheram a Prefeitura de cargos de amigos”
O Plano de Governo de Thiago e Alan tem 25 ações para infraestrutura e urbanismo. A pavimentação o saneamento básico são prioridades. “Barra Velha hoje tem 420 km de estrada de chão. Nós nos comprometemos no nosso Plano de Governo de pavimentar em pelo menos 100 km de estradas. Isso significa levar asfalto e qualidade de vida às comunidades. Começando com o nosso interior”, promete. Em saneamento básico, Thiago garante uma forte cobrança sobre a Casan: “fazer olho no olho, olhando a Casan, colocar as cartas da mesa e falar: ou faz ou tá fora”.
No Turismo, rotas específicas e o resgate dos encantos locais ganham destaque no Plano.
A entrevista foi encerrada com seu pedido de voto. “Os prefeitos que passaram sempre fizeram isso: prometeram muito, entregaram quase nada, encheram a Prefeitura de cargos de amigos, trocaram votos por favores, por contratos e esta política ultrapassada não pode mais repetir […] por isso que eu falo que hoje eu quero ser prefeito, junto com o meu vice, Alan Batista, para que nós possamos, através de uma gestão preparada e com candidatos preparados, promover essa mudança. Barra Velha tanto merece […] Barra Velha será transformada através de qualidade, através de candidatos que amam Barra Velha, que são de Barra Velha e que realmente estão preparados para renovar nossa cidade”, encerra.