O júri nacional do Programa Bandeira Azul aprovou a praia de Balneário Piçarras para ostentar a certificação internacional em 85% de sua orla para a Temporada 2024/2025. O anúncio foi divulgado nesta segunda-feira, 7, após reunião do júri internacional do programa, confirmando a inclusão de um novo trecho na certificação: entre os molhes Norte e Central.
O trecho aprovado de Balneário Piçarras soma 5,7 quilômetros de orla – entre o limite com o município de Barra Velha e o Molhe Central (descida da Rua Alexandre Guilherme Figueredo). “É algo muito bom para o turismo de Balneário Piçarras. O crescimento do Bandeira Azul, que é uma certificação internacional, vai além da qualidade de água, mas também a mobilidade. a questão da de toda a infraestrutura”, enaltece o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Piçarras, João Sensi.
Bandeira azul é uma premiação internacional para a qual a praia precisa cumprir uma série de critérios que envolvem dentre eles a qualidade da água, estrutura, acessibilidade, segurança, educação e preservação ambiental. A certificação reforça o compromisso do município com a conservação ambiental, com a excelência turística, e consolida ainda mais a cidade de Balneário Piçarras como destino de referencia para os turistas da nossa região.
No programa, a praia está dividida em três setores. Os trechos são: entre o Molhe Norte e a descida da Rua Canto do Sol (3,2 km), entre a descida da Rua Canto do Sol e a descida da Rua João Reis de Góes (1,2km) e entre o Molhe Central e o Molhe Norte (1,3km). Para certificação absoluta, restará o trecho de um quilômetro, entre o Molhe Central e o Molhe Sul.
A Bandeira Azul é uma das premiações mais renomadas para áreas costeiras no mundo, e avalia critérios rigorosos que incluem qualidade da água, gestão ambiental e infraestrutura turística. Os locais aprovados seguem rigorosos critérios, que devem ser mantidos e comprovados anualmente.
“Bandeira azul é uma premiação internacional para a qual a praia precisa cumprir uma série de critérios que envolvem dentre eles a qualidade da água, estrutura, acessibilidade, segurança, educação e preservação ambiental. A certificação reforça o compromisso do município com a conservação ambiental, com a excelência turística, e consolida ainda mais a cidade de Balneário Piçarras como destino de referência para os turistas da nossa região”, finaliza o presidente do IMP.
Leana Bernardi, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul no Brasil, representado pela OSCIP Instituto Ambientes em Rede (IAR), destacou a importância da premiação: “A Bandeira Azul é mais do que uma chancela de qualidade; é um reconhecimento de que nossos destinos estão em sintonia com as melhores práticas internacionais de sustentabilidade. Além de atrair turistas engajados com o meio ambiente, a premiação promove o desenvolvimento econômico local, gerando emprego e renda”.
Essa será a sétima temporada da cidade no programa. O hasteamento deve realizado até o dia 15 de dezembro, depois de uma inspeção. A Cerimônia Nacional Bandeira Azul será realizada no dia 1º de novembro, em Salvador, Bahia, quando ocorrerá a entrega das bandeiras para as praias e marinas certificadas.