20 C
Piçarras
terça-feira 13 de maio de 2025


Paratleta de Balneário Piçarras crava novo recorde nacional nos 5.000

Ouça a Matéria

O paratleta piçarrense, Jean Oliveira, foi um dos destaques do Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, neste final de semana (8 e 9). Ele conquistou duas medalhas de ouro, cravando também o novo recorde nacional nos 5.000 metros. A equipe local também conquistou dois bronzes.

Nos 5.000 metros, ele estabeleceu um novo recorde brasileiro com a marca de 15:39 – superando a marca anterior que também era sua. Jean também foi ouro nos 1.500 metros. “É uma sensação maravilhosa em poder voltar a competir e ainda ser campeão brasileiro. Estive com uma lesão e fazia mais de sete meses sem competir”, define o campeão nacional.

As medalhas de bronze vieram no salto em altura, com Marcelo Pocidonia, que alcançou a marca de 1m15cm na classe T11, e José Roberto Alves, que também ficou em 3º lugar na classe T12 com a marca de 1m10cm.

A equipe piçarrense é treinada pelo professor da Secretaria de Esportes e Lazer (SEMEL), Sidnei Alexandre Reinhold – que também foi técnico do Brasil nas Paraolimpíadas de Tokio e no Rio de Janeiro.

O secretário de Esportes e Lazer (SEMEL), Bira Andrade, destaca que os resultados refletem os investimentos estratégicos da pasta no paradesporto: “A nossa avaliação é a melhor possível. gente começou com um trabalho do paradesporto há pouco tempo, há dois anos e estamos galgando crescimento – e já colendo os frutos desse trabalho. A gente desenvolve um trabalho de excelência aqui no município, tanto na APAE, na ASP e também os treinamentos de alto rendimento na pista de atletismo Itajaí. Isso vem a demonstrar que o trabalho está sendo feito de maneira correta, pensando e objetivando resultados a nível estadual e nacional, mas também trazendo e dando oportunidade a aquelas pessoas, aquelas crianças que não tinham, aqueles paratletas que não tinham visibilidade ou nenhuma condição de treinamento. O foco é justamente participar e a desenvolver as atividades físicas que são importantes para o desenvolvimento da criança e da pessoa com algum tipo de deficiência”.

A competição reuniu 737 atletas de alto nível de diversas partes do Brasil e é considerada uma das principais vitrines do atletismo paralímpico nacional. Além de celebrar as conquistas, o evento também serve como um importante classificatório para competições internacionais, incluindo os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você