A Justiça Eleitoral diplomou na noite desta terça-feira, 17, os 52 candidatos eleitos em outubro para os cargos de prefeito, vice-prefeito, vereador e vereadora para o mandato de 2025/2028 nos municípios de Balneário Piçarras, Barra Velha, Penha e São João do Itaperiú. “Deixo um apelo para que o honrem o mandato”, disse o juiz eleitoral da 68ª Zona Eleitoral, Eduardo Bonnassis Burg.
A cerimônia foi realizada na sede da Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras e também contou com a presença da promotora eleitoral, Ana Laura Peronio Omizzolo. No ato, além da diplomação aos cargos eletivos, a Justiça Eleitoral condecorou Fernanda Moser Emmerich com o Mérito Eleitoral (por seus 24 anos de atuação nas eleições) e José Manoel Albino, o eleitor mais antigo. Nascido em 1933, ele jamais deixou de votar.
Em seu discurso, o juiz eleitoral destacou que o resultado das eleições municipais é apenas o ponto de partida para o desenvolvimento das políticas públicas em cada um dos quatro municípios. Ele também reforçou para que os trabalhos ao longo dos próximos quatro anos sejam executados de forma honrada e democrática.
“A legitimidade conferida pelas urnas não é um fim, mas um meio para a realização das políticas públicas eficazes, voltadas a justiça social e ao fortalecimento institucional. O cargo eletivo jamais pode ser instrumento de ruptura da democracia, mas sim um canal para a expressão legítima da vontade popular. A sensibilidade das demandas reais, a construção de pontes e a produção de soluções efetivas, ao invés de enfrentamentos vazios, devem pautar a atuação de cada eleito. Deixo um apelo para que o honrem o mandato com a integridade, justiça e fidelidade ao espírito democrático que os trouxe até aqui”, disse Burg.
BALNEÁRIO PIÇARRAS
Em Balneário Piçarras, Tiago Baltt (MDB) e Fabiano de Cristo (União Brasil) foram diplomados para o segundo mandato. “O meu objetivo e nós vamos alcançar, é fazer três vezes mais do que foi feito. O município precisa de muita unidade de saúde, precisa de muitas escolas, educação, saúde. Nós, Balneário Piçarras, passamos por uma grande transformação […] e agora esses próximos quatro anos, com experiências que nós ganhamos, com certeza não vejo dificuldades para entregarmos o que a população mais precisa”, frisou Baltt.
Para o parlamento, foram diplomados Matheus Cunha (MDB), Bira (MDB), Maikon do Itacolomi (PL), Bigo (PL), Lucas Maia (MDB), Adriana Drica (PSDB), Radialista Jorge (MDB), Sandro Irmão (MDB), Dalva (PSD), João Forte (PSDB) e Gleber Silveira (PL).
BARRA VELHA
No município de Barra Velha, Daniel Cunha (PSD) e Professor Juliano (PSD) foram diplomados prefeito e vice. “A cidade pode esperar de Barra Velha uma boa gestão, com o pessoal comprometido para fazer um ótimo mandato nos quatro. Vamos trabalhar para todos, as bandeiras políticas abaixaram, cabe agora a nós ao poder público organizar a cidade. A cidade em pleno crescimento, a todo vapor. A nossa população barra-velhense é uma população guerreira, trabalhadora e vamos trabalhar todos os dias para fazer uma cidade cada vez melhor”, garantiu Daniel.
Daniel Moraes (PP), Rui Machado (PP), Junior Periquito (PRD), Marciel Berlin (PP), Nivaldo (PRD), Basilio Silva (Podemos), Peterson da Saúde (PSD), Caio Pinheiro (PL), Cebola (PSD), Rubinho Cabeleireiro (PL) e Nelson Feder (Podemos) tiveram diplomação confirmada para o Legislativo 2025/2028.
PENHA
Luizinho Américo (PL) e Mário Marquett (PL) foram diplomados para o primeiro mandato. “Vai ser de muito trabalho, muita dedicação, muita honestidade, muita transparência, fazendo a diferença realmente, uma mudança de verdade. Tudo aquilo que pregamos durante o pleito eleitoral, nós vamos colocar em prática durante esses quatro anos. Trabalhar muito pela educação, pela saúde, pela infraestrutura da nossa cidade, trazer o desenvolvimento de verdade do turismo. Porque a nossa penha, ela precisa ter um lugar de destaque na região. E, hoje, nós precisamos realmente nos dedicar muito para tirar a Penha dessa situação”, comentou Luizinho.
Para o parlamento, foram diplomados Adriano Tibeco (PSDB), Luciano de Jesus (PP), Manú do Adote Penha (PP), Ferrão Vailatti (União Brasil), Professor Serginho (PSD), Maurício Brockveld (MDB), Toninho (MDB), Diego Matiello (MDB), Lito (MDB), Cristiano Geonir (PL), Marcelo Chapolin (PL), Professor Zaca (PL) e Élinho Quintino (PRD).
SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ
Após oito anos, Rovâni Delmonego (PSD) volta à prefeitura. Ele tem como vice Pedro Schnaider Junior (PSD). “A população agora viu o antes do Rovâni e agora o depois da gestão anterior. Agora dá para tirar um eixo do que a gente pode fazer de bem, afinal de contas a gente andou passando por algumas dificuldades. Estamos com muita vontade, montando uma equipe profissional, uma equipe técnica para poder administrar cada vez e melhor o nosso município. Agradeço ao povo de São João do Itaperiú que nos elegeu e pode ter certeza, nós estaremos sim trabalhando forte e com muito profissionalismo para fazer de São João de Itaperiú uma cidade cada vez melhor”, declarou Rovâni.
Gilberto Azevedo (PP), Ozeias Alves (PSDB), Vanda (PL), Barauna (PSDB), Ita (PL), Dorival Duarte (PSD), Cleide Moreira (MDB), Fritz (MDB) e Douglas (PL) formarão o novo Poder Legislativo.