A ponte pênsil que liga os municípios de Araquari e Guaramirim, pelo bairro Guamiranga foi interditada pela Defesa Civil dos dois municípios na manhã desta terça-feira (20). Uma reunião foi feita, entre os prefeitos e secretários, das duas cidades, para avaliar a situação.
A estrutura de madeira que passa sobre o Rio Itapocu, permitia a passagem de pedestres, ciclistas e motociclistas, também foi afetada pela ação do tempo e das fortes chuvas que atingiram o Estado no mês de fevereiro. O laudo da Defesa Civil identificou problemas como tábuas soltas, sinais de rupturas e erosão nos cabos e na base do pórtico.
Para garantir a segurança dos usuários, a estrutura será fechada para uma reforma emergencial, que será paga pelo município de Araquari. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 120 dias.
Seis estudantes da rede municipal de ensino de Guaramirim, que estudam na Escola Municipal Cristina Marli Zipf Ribeiro, bairro Guamiranga em Araquari, serão redirecionados para outras escolas de Guaramirim.
A ponte tem 112 metros de extensão, e sem ela, o usuário precisa fazer um contorno de 16 quilômetros para chegar no mesmo local. Devido a proximidade, os municípios compartilham a oferta de serviços como acesso à saúde e educação para os moradores de ambas as cidades.
Além da reforma emergencial, ficou acordado que a Prefeitura de Guaramirim fará o projeto para construção de uma nova ponte de concreto, de mão dupla, que será construída ao lado da ponte pênsil de madeira que já existe. A estrutura permitirá a passagem de carros e micro-ônibus. O custo da obra será dividido entre os dois municípios.
Atualmente, a estrutura de madeira que passa sobre o Rio Itapocu, construída em 1.978, liga a Estrada Bananal do Sul, em Guaramirim, com a Estrada Geral Guamiranga, em Araquari.