14 C
Piçarras
segunda-feira 30 de junho de 2025

Ato Heroico: Moção de Aplausos a Cabos da Polícia Militar é aprovada na Câmara de Balneário Piçarras

Ouça a Matéria

A Câmara de Vereadores de Balneário Piçarra aprovou durante a sessão ordinária de terça-feira, 24, moção de aplausos aos Cabos Carlos Eduardo Beduschi de Jesus e George Luiz de Santana Tolentino, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Ela decorre de uma operação policial, em que os cabos PM Beduschi e PM George perceberam um incêndio nos fundos de uma casa na Rua Santa Inês. Sem resposta dos moradores e temendo por vítimas, eles escalaram um muro, identificaram o fogo e agiram rapidamente para controlá-lo, mesmo diante do risco de explosão por conta de botijões de gás no local.

O autor da moção é o vereador Matheus Cunha (MDB), com o apoio de Lucas Maia (MDB), Sandro Irmão (MDB), Bira Andrade (MDB) e Jorge Luiz da Silva (MDB). Conforme os vereadores, “durante uma diligência da Polícia Militar em Balneário Piçarras, que buscava localizar um carro envolvido em um homicídio, os policiais circulavam pela região da rua Santa Inês. No caminho, um dos policiais, Cabo PM Beduschi, percebeu uma fumaça preta saindo dos fundos de uma casa na Rua Santa Inês. Ele imediatamente avisou seu colega, Cabo PM George”.

Segundo informações, os policiais foram até o local, tentaram chamar alguém, mas ninguém atendeu. “Eles notaram que havia uma porta aberta no andar de cima, o que aumentou a preocupação de que poderia ter alguém passando mal lá dentro por conta da fumaça”, dizem os vereadores.

Diante disso, os policiais foram até os fundos do imóvel e escalaram um muro de mais de dois metros. De lá, confirmaram o incêndio. “Na mesma hora, eles solicitaram reforço pelo rádio e solicitaram que o Corpo de Bombeiros fosse acionado. Na parte externa, avistaram dois botijões de gás (GLP), o que representava um grande risco. Com medo de uma explosão e da possibilidade de ter alguém preso na casa, os dois policiais não pensaram duas vezes: pularam para dentro e começaram a combater o fogo com os meios que tinham. O local estava tomado por fumaça”.

O policial CB PM George acabou inalando fumaça tóxica e passou mal. Enquanto isso, CB PM Beduschi entrou na casa para checar se havia alguém lá dentro, mas felizmente não encontrou nenhuma vítima. Ele também desligou a energia elétrica da residência, para evitar maiores riscos.

“Ao retornar, encontrou o colega George já apresentando sinais claros de intoxicação e algumas queimaduras. Novamente, foi feito um chamado de emergência, desta vez também solicitando uma ambulância. Outras viaturas chegaram rapidamente. A primeira delas levou Cabo PM George até o Pronto Atendimento, onde recebeu os primeiros cuidados, ficou em observação e, felizmente, foi liberado sem ferimentos graves. Graças à ação rápida dos policiais, o fogo foi controlado antes mesmo da chegada dos bombeiros. Pouco depois, os bombeiros chegaram ao local, assim como a dona da casa, que informou que não estava em casa no momento. Ela contou que nos fundos havia uma máquina de lavar, um tanque de plástico e uma câmera de segurança acoplada a uma lâmpada — que foi destruída pelo fogo”.

As imagens da câmera mostraram somente a fumaça saindo, até que ela parou de funcionar. O policial Beduschi não precisou de cuidados médicos, apresentando somente irritação nos olhos e pequenas escoriações.

“Diante da coragem, do senso de dever e da atitude heroica demonstrada pelos policiais militares envolvidos nesta ocorrência — colocando suas próprias vidas em risco para salvar outras e evitar uma tragédia ainda maior —, é que se solicitou esta Moção de Aplausos como forma de reconhecimento público e institucional por sua bravura, comprometimento com a segurança da comunidade e exemplo de dedicação ao serviço público”, apontam os vereadores.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
CDL

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você