Uma cadela comunitária foi vítima de abuso sexual na manhã desta quarta-feira (24), nas proximidades da Ponte Tancredo Neves, no bairro São Vicente, em Itajaí. O caso gerou indignação entre moradores e mobilizou forças de segurança e entidades de proteção animal.
A vereadora e protetora de animais Renata Narcizo Machado tomou conhecimento da situação após receber a denúncia de uma conhecida que passava pelo local e presenciou o ato sendo praticado. Assim que foi informada, a parlamentar acionou imediatamente a Guarda Municipal Ambiental de Itajaí (GAMF), que se deslocou até a região para dar prosseguimento à ocorrência.
Ao chegarem ao local, os agentes e a protetora de animais Renata Narcizo encontraram a cadela com ferimentos nas partes íntimas, apresentando sangramento e dificuldades para caminhar. Segundo relato da testemunha, o crime teria sido praticado por um homem, possivelmente em situação de rua, cujas características já foram repassadas às forças de segurança para auxiliar nas investigações.
Visivelmente abalada com a situação, a vereadora Renata Narcizo Machado lamentou o ocorrido e cobrou rigor na apuração do caso.
“É impossível não se emocionar diante de uma crueldade como essa. Estamos falando de um ser indefeso, que já vivia em situação de vulnerabilidade e foi vítima de uma violência brutal. Quem é capaz de cometer um ato dessa natureza contra um animal representa um risco para toda a sociedade. Espero que o responsável seja identificado e responda por esse crime. A dor que essa cadela está sentindo hoje revolta qualquer pessoa que tenha o mínimo de humanidade.”
O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) realizou o recolhimento do animal, que foi encaminhado para atendimento veterinário e avaliação clínica. A cadela é conhecida pelos moradores da região e vive nas proximidades de uma conveniência localizada próxima à ponte, sendo considerada um animal dócil.
A vereadora e protetora de animais Renata Narcizo Machado também fez um apelo à comunidade para que considere oferecer um lar seguro ao animal após sua recuperação.
“Ela é muito querida por quem convive na região, mas o que aconteceu mostra o quanto está exposta e vulnerável. Se alguma família puder abrir as portas e o coração para adotá-la, estará dando a essa cadelinha a chance de viver com segurança, amor e dignidade, longe dos riscos das ruas e de novos episódios de violência.”





