O padre mineiro Bonifácio Buzzi (57 anos) – preso em Barra Velha na última sexta-feira, 5 – foi encontrado morto em uma das celas da Penitenciária de Três Corações, no Sul de Minas Gerais. A detenção foi motivada por nova denúncia de abusado sexual a duas crianças (9 e 13 anos) na própria cidade de Três Corações.
De acordo com a Polícia Civil, Buzzi estava sozinho na cela e foi encontrado sem vida na manhã de domingo, 7. Informações extraoficiais dão conta de que o padre teria se enforcado.
O padre fugiu de Minas após as novas investigações reveladoras do mês de junho. Mesmo possuindo residência em Joinville, o padre se escondeu na casa da irmã, em Barra Velha.
A prisão ocorreu assim que o delegado fingiu ser alguém interessado em comprar a casa de praia da irmã do padre. Atraído pela oferta, o padre chegou ao local, em uma bicicleta, e recebeu voz de prisão.
Apesar das acusações, o religioso continuava prestando atendimentos, como auxiliar à comunidade carente da zona rural, especialmente em Barro Branco e Magalhães (MG).
HISTÓRICO
De acordo com a Revista Veja e o jornal Estadão, Buzzi já havia sido condenado duas vezes por abusar de crianças, em 1995 e 2004. Na primeira, ficou preso por quatro anos. A sentença foi proferida em investigação que constatou o abuso a dois garotos (10 e 15 anos) dentro de um hospital psiquiátrico, em Minas.
Na segunda, em 2004, abusou de um menino de 11 anos. O crime foi cometido logo após uma missa. Foi condenado “por 13 anos no regime fechado, mas ficou foragido até 2007, quando cometeu outro crime e foi capturado”, disse a Veja. Ele ganhou a liberdade no ano passado, após cumprir um sexto da pena.
CITADO EM FILME
Buzzi teve seu nome citado no filme “Spotlight – Segredos Revelados”. O longa, basedo em histórias reais, trata de casos de abusos sexuais cometidos contra crianças por padres da igreja católica. O filme norte-americano ganhou o Oscar.
Foto por: Divulgação