A Escola Municipal Manoel Antônio de Freitas do bairro Itajuba – em Barra Velha – , que teve dois blocos interditados pela Defesa Civil no mês de fevereiro aguarda o avanço do processo de conciliação com a Justiça para reformar o espaço e trazer de volta parte dos alunos para as aulas no local. Até o momento, a única definição será a contratação de um perito para avaliar as condições dos blocos A, interditado por falha na estrutura, e E e F, por insalubridade.
O prazo fixado pela juíza Nayana Scherer para isolamento e reforma dos blocos era de 30 dias, porém as instâncias judiciais fizeram que somente agora, 90 dias depois, um perito candidato esteja sendo proposto para avaliar o prédio. Hoje os tapumes que deviam fechar o acesso aos blocos interditados estão deteriorados pela chuva e em alguns casos até caíram.
O secretário de Educação Adilson Madruga informou que o perito apresentado no sistema da Justiça Brasileira cobrará R$ 45 mil pela análise das condições atuais dos prédios fechados, como também pela fiscalização das reformas a serem feitas. “Acreditamos que o laudo técnico do prédio estará pronto nos próximos 20 ou 30 dias e irá apurar se existe erro da construtora o quais são as causas do deteriorização do prédio”, explicou o secretário.
O prédio foi construído pela empresa Solo Engenharia e estava na lista de necessidades de reforma da prefeitura, porém a falta de agilidade nas melhorias mobilizou uma denúncia do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Barra Velha (Sintrambav) no Ministério Público da comarca.
No dia 17 de junho a prefeitura municipal junto à secretaria de Educação realizou uma audiência com os pais e o corpo diretivo da escola para explicar a verdadeira situação do prédio. Estiveram presentes, Adilson Madruga, e a secretária da Administração Ana Caroline Lucena.
A interdição dos blocos forçou a escola a deslocar 150 alunos da Educação Infantil que estão tendo aula normalmente nas salas de extensão do bairro Tabuleiro com transporte, e nas salas da Escola Municipal Prefeito Bernardo Aguar, no bairro Itajuba.





