17.5 C
Piçarras
sexta-feira 26 de junho de 2026

Conselho Tutelar de Penha faz palestra para pais

Ouça a Matéria

 O Conselho Tutelar de Penha (CT) está protagonizando uma nova etapa de diálogo com a sociedade local. No último dia 6 de junho, a conselheira Soeli Aparecida Ramalho deu início a um trabalho que visa garantir a interação entre o Conselho e a comunidade, ao palestrar para cerca de 50 pais de alunos de duas turmas da Escola Básica Municipal Manoel Henrique de Assis, da rede estadual de ensino, no centro de Penha. A palestra contou com a participação do Conselho e também do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar de Penha. A iniciativa foi voltada a pais de alunos com problemas de indisciplina na unidade escolar.

Soeli destaca que o Conselho Tutelar, presidido em Penha por Dulcilene Nascimento, ficou muito contente em poder falar comesses pais, e a participação deles surpreendeu. “O convite da escola nos honrou; e sempre que for necessário, as unidades de ensino devem nos chamar”, destaca a presidente. Segundo Soeli, a palestra iniciada na Escola Manoel Henrique de Assis evoluiu para que o CT se dispusesse a estar mais em contato com a comunidade. Os cinco conselheiros- Soeli, Dulcilene, Ione Becker, Mateus Marcondes Sobrinho e Eduardo Mauro Vicente – estão dispostos a iniciar um cronograma de palestras para as escolas interessadas, tenham elas problemas com turmas indisciplinadas, conflitos ou não.

“A palestra, com a participação da direção da escola, abordou a necessidade de maior presença dos pais, as questões relativas às notas dos estudantes, o seu comportamento e seu perfil psicológico”, detalha a conselheira. “Nós do CT falamos sobre nossas atividades diárias, as atribuições do Conselho Tutelar, desmistificando um pouco nosso papel”, acrescenta. “E sabemos que há pais que se descuidam do acompanhamento dos filhos; simplesmente, largam os filhos na escola, como se o professor tudo pudesse resolver”.

 

PAIS AUSENTES NOTIFICADOS

Além da palestra, no dia 6, com a presença da diretora Maria do Carmo Ramos Krueger, os conselheiros também notificaram e chamaram os pais faltantes (num total de 14) para nova conversa, na sede do conselho, anexa à Casa da Cidadania. O Conselho Tutelar também elaborou um ofício com a justificativa da chamada dos pais que trabalham, e o repassou aos empregadores. Essa justificativa também será redigida a cada nova palestra que o CT for chamado- ou seja, os pais que estiverem em horário de trabalho justificarão a ausência.

A partir de agora, o CT está à disposição para novas palestras do gênero. “Na verdade, somos pouco chamados, mas queremos ir às escolas, seja do Estado, particular ou rede municipal”, observa. Escolas interessadas em solicitar palestras do Conselho Tutelar podem ligar para os fones 3345.4982ou 9177.4445, este último, do plantão local.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você