Foram inauguradas nesta segunda-feira, dia 23 de abril, as novas instalações do Centro Cirúrgico da Fundação Médica Assistencial ao Trabalhador Rural, no município de Luís Alves. A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, do Gerente da SDR de Blumenau, Cleverton João Batista, a Gerente Regional de Saúde, Edite Aparecida Adriana, o prefeito Viland Bork, a secretária Municipal de Saúde, Edite Scola, outros secretários municipais, o presidente da Câmara, Ademir F. R da Silva, e o presidente da Fundação Hospitalar , Abrahão A. Maçaneiro Filho. Na oportunidade, o Secretário Dalmo de Oliveira também entregou à direção do hospital um aparelho de Raio-X.
Segundo o presidente da Fundação Hospital, ao total, foram investidos R$ 388 mil no total, na reforma e aparelhamento do centro cirúrgico e na compra do aparelho. A reforma do centro cirúrgico do hospital custou R$ 66 mil que foram aplicados na adequação do espaço de 600 m². O setor conta com 15 leitos para procedimentos de baixa e média complexidade.
Já para a aquisição do aparelho de Raios-X foram investidos R$ 88 mil. O equipamento é o único do município e atenderá uma demanda de cerca de 10 exames por dia. Para equipar a unidade foram investidos ainda R$ 233 mil. Com estes recursos foram adquiridos materiais permanentes como mesa cirúrgica, carro de anestesia, carro de transferência de paciente, bisturi elétrico e outros materiais cirúrgicos.
Atualmente o hospital atende cerca de 70 pacientes por mês, não somente a população local, como também a de outros municípios. O hospital local é referência em cirurgias gerais de colecistectomia (retirada da vesícula biliar), herniorrafia (tratamento de hérnia) e tratamento cirúrgico de varizes para pacientes dos municípios de Ilhota, Balneário Piçarras, Guaramirim, Itajaí, Massaranduba e Schroeder. Segundo dados do DataSus, somente no ano de 2011, foram realizadas 214 cirurgias de varizes, 49 colecistectomias e 78 herniorrafias.
Apoio
A Prefeitura Municipal também tem convênio com o Hospital, pelo qual repassa mensalmente a quantia de R$ 50.000,00 para o pagamento dos plantões médicos. A população também pode auxiliar o hospital nas diversas promoções que são realizadas para sua manutenção. A AVOLA (Associação dos Voluntários de Luís Alves), por exemplo, promoverá um café colonial em prol do Hospital na próxima terça-feira, dia 1º de maio, às 17h30, na SERAL. Os cartões podem ser adquiridos no hospital ou com os membros da associação.





