29 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


ARTIGO: A sabedoria de valorizar pessoas

Joyful multiethnic friends taking funny group selfie outside. Mix raced men and women posing, grimacing and smiling at phone camera. Having fun together concept
Ouça a Matéria

O ex-prefeito de uma cidade foi convidado para apresentar uma palestra durante uma conferência para um importante clube de serviço conhecido mundialmente. Durante a sua apresentação, o ex-prefeito fez uma pausa, tomou um gole de café em um copo plástico, demonstrou um breve sorriso e voltando-se para a plateia disse:

– Há três anos eu estava nesta mesma conferência e neste mesmo palco, mas naquela ocasião eu era um importante prefeito. Há três anos uma equipe estava esperando a minha chegada no aeroporto. Fiquei hospedado em um lindo hotel. Estive em uma sala vip com garçom. Há três anos, serviram café em uma linda xícara de porcelana.

Três anos se passaram… E neste ano eu não sou mais um importante prefeito! Para estar aqui e apresentar esta palestra nesta conferência, ninguém estava esperando a minha chegada no aeroporto. Três anos se passaram e não fui levado para uma sala VIP. Quando perguntei se havia café, uma pessoa apontou para uma máquina de café que estava no corredor.

A conclusão que cheguei é que toda a cordialidade e aquela xícara de porcelana que serviram há três anos não era para mim, na realidade era para o meu cargo.

É triste! Mas quantas vezes valorizamos cargos, troféus, condecorações e deixamos de valorizar realmente as pessoas que estão ao nosso lado?

Acredite! Muitas pessoas podem tratar você muito bem, abrirão portas sem você solicitar, servirão café em uma linda xícara de porcelana, mas na realidade toda esta cordialidade é para o cargo que você ocupa e não para você…

Convido você hoje a lembrar desta história que ocorreu com o ex-prefeito e acreditar que troféus, condecorações, comendas, cargos e medalhas são importantes, mas acabam ficando cheios de poeiras nas prateleiras. Aplausos por mais longos e importantes que sejam, um dia acabam ficando no esquecimento.

Surpreenda hoje, alguém que você gosta com um abraço, um beijo ou uma palavra de carinho e jamais esqueça que aquelas pessoas que fazem total diferença na sua vida, realmente se importam com você e jamais com o cargo que você ocupa.

Dalmir Sant’Anna
Dalmir Sant’Anna
Dalmir Sant’Anna é Professor, Palestrante e Mágico. Especialista em comportamento humano.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você