17.1 C
Piçarras
quarta-feira 17 de julho de 2024


IBGE já recenseou 46% da população estimada em Piçarras

Ouça a Matéria

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na segunda-feira, 30 de setembro, o segundo relatório oficial do Censo Demográfico 2010. Segundo os dados, 38,38% da população estimada em Balneário Piçarras já foi recenseada. Ontem, dia 3, de acordo com a equipe do IBGE no município, o índice subiu para 46%.
O segundo relatório foi transmitido à imprensa através da coordenadora da área dos onze municípios da Amfri, Luana Vicente. No entanto, após cinco dias de trabalho o número aumentou consideravelmente. “Todos os dias temos acesso a dados atualizados, já que este Censo é o primeiro totalmente informatizado, o que possibilita um maior controle pelas coordenações”, afirma.
Os 46% recenseados condizem com uma população de 6.816 dos 14.845 estimados para Balneário Piçarras. Além disso, o IBGE apresenta o número de residências já visitas. Também até ontem, dia 3, 2.179 mil casas foram recenseadas pela equipe local. O IBGE estima que o município possua 4.498. As informações estão disponíveis no site do IBGE (www.ibge.gov.br).
De acordo com a agente censitária municipal, Natália Regina Salvator, os trabalhos em Balneário Piçarras estão transcorrendo com tranquilidade e poucas recusas. “Estamos com nosso trabalho adiantado e sendo realizado sem problemas. Responder ao Censo faz parte do processo democrático e sua recusa pode ser punida com multa de até dez salários mínimos, segundo a Lei nº 5564, de 14 de novembro de 1968.
Para assegurar a precisão de todas as informações coletadas, a equipe do Censo criou uma espécie de controle de qualidade. Segundo Natália, algumas residências irão receber duas visitas. A segunda será do agente censitário supervisor. “É uma segunda entrevista, que dura em média dois minutos, e serve apenas para confirmação de dados”, frisa. Uma entrevista normal dura em média de 15 a 30 minutos.
A equipe do Censo em Balneário Piçarras é formada por 17 recenseadores que irão visitar os cerca de três mil domicílios nos 99km² do território do município. A expectativa é de que mais de 15mil habitantes respondam ao questionário. Todos os recenseadores que estão trabalhando no Censo 2010 atuam identificados com uma roupa azul, boné com símbolo do IBGE, crachá e um aparelho GPS.
Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar a levantar informações sobre todos os 5.565 municípios brasileiros e, para alguns quesitos, trará dados até mesmo para bairros e distritos. Investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião. O questionário do Censo foi amplamente discutido com especialistas e usuários, atende a recomendações internacionais e trará perguntas capazes de verificar as transformações sociais.

Moradores de edifícios devem colaborar
De acordo com Natália, os recenseadores estão encontrando pequenos problemas para coletar os dados dos moradores de edifícios. Isso porque, muitos deles residem em outras cidades ou, simplesmente, não estão no apartamento. “Esperamos contar com o auxílio do sindico ou zelador para ajudem os recenseadores com o trabalho”, finaliza.

Foto por: Felipe Bieging

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você