17.1 C
Piçarras
domingo 14 de julho de 2024


Pesca da Tainha foi liberada em todo o litoral catarinense

Ouça a Matéria

Desde o último sábado, 15, a pesca da tainha está liberada em Santa Catarina. O apetitoso peixe característico do inverno já pode fazer parte do cardápio da população. Segundo os pescadores profissionais, a temporada da tainha teve início no meio da semana, com a chegada de uma frente fria. A previsão foi feita por eles mesmos, que estão de olho no clima e na chegada do vento sul para se lançar ao mar. A pesca da tainha é feita em dias realmente frios. De acordo com pescadores da região, dias quentes tem poucos peixes.
No último final de semana, quando a pesca foi liberada, policiais ambientais e federais fiscalizaram a pesca da tainha em Barra Velha e Balneário Barra do Sul. O objetivo era conferir se a captura do peixe estava sendo feita apenas por pescadores cadastrados no Sindicato dos Pescadores de Santa Catarina.
A temporada da pesca da tainha foi aberta oficialmente no sábado. Policiais aproveitaram para fiscalizar a captura com rede em locais proibidos, principalmente em costões. Até o começo da noite de domingo, as equipes não haviam registrado irregularidades.

Passado com restrições
Em 2009, uma instrução normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) que dispõe sobre normas para a captura de tainha e para o exercício da pesca, reduziu o número de licenças para as embarcações da chamada frota industrial que opera com redes de cerco. Para os pescadores artesanais, a legislação também ajudou por serem grandes as diferenças das embarcações e tecnologias usadas. Enquanto os artesanais ainda utilizam o olho para identificar a presença de cardumes no mar, as grandes parelhas fazem a localização de cardumes a cinco milhas com um sonar.
Para estar de acordo com a legislação, independente de ser pesca industrial ou artesanal, é necessário obedecer a distância de 300 metros do costão e 800 metros da pesca. Este cuidado ocorre por ser a tainha uma espécie de peixe considerada de passagem.
 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você