18.9 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Planilha do IDEC orienta a planejar gastos familiares

Ouça a Matéria

Planejamento e controle. Palavras que estão associadas quando o assunto é orçamento financeiro familiar. Planejamento para que as contas não sejam esquecidas e controle para que não extrapolem o orçamento e um novo problema tenha início. Recentemente, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) lançou uma planilha para que você tenha melhor gerenciamento sobre seu dinheiro.
“Organizar as despesas é uma forma muito eficiente de manter o equilíbrio financeiro e evitar endividamento”, ressalta Ione Amorim, economista do Idec e responsável pela elaboração da planilha. A planilha está disponível no site do Idec (ww.idec.org.br) e no site do Jornal do Comércio (www.jornaljc.com.br). A planilha está em formado Excel.
Débora Alexandra Pereira anota todos seus gastos em uma caderneta. Ela administra os ganhos médios de 3,5 salários mínimos através de anotações a mão e controle diário. “Meu planejamento está todo aqui (caderneta). Tudo que eu gasto está marcado”, confirma Débora, mãe de um casal de gêmeos. “Preciso ter bastante cuidado com os gastos, afinal, sou mãe e pai”, revela.
De acordo com o Idec, o planejamento permite que o consumidor tenha uma percepção mais clara de para onde vai o seu dinheiro e, dessa forma, auxilia no corte de gastos e na criação de reservas financeiras. “Esse exercício pode ser um bom atalho para realização de sonhos, como a aquisição da casa própria ou de um carro novo”, indica a economista Ione.
Apesar do controle de ‘caderninho’, Débora afirma que gastos inesperados fazem com que o orçamento estoure e a impeçam de formar uma poupança. “Mensalmente tenho gastos não previstos, como doença dos filhos, carro estragado…no fim, o dinheiro acaba não dando”, afirma. “Mas em 2011, um dos meus objetivos é idealizar a poupança para arcar com estes gastos”, almeja.
Na apresentação da planilha, o Idec faz uma série de orientações. Explica os conceitos de receita líquida, detalhamento de despesa, meio utilizado e ainda dá dicas para o uso do cartão de crédito.
 

Foto por: Felipe Bieging

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você