24 C
Piçarras
quarta-feira 24 de abril de 2024


Grupo italiano Pregel confirma fábrica em BV

Ouça a Matéria

O grupo italiano Pregel, indústria especializada em produtos para o mercado alimentício, confirmou nesta segunda-feira, dia 11 de abril, a instalação de uma unidade industrial no município de Barra Velha, onde iniciará uma série de investimentos não apenas no mercado de sorvetes, mas também no setor de panificação.
O investimento, de valores ainda não divulgados, se dará na construção de unidade visando a produção de essências e sabores para sorvetes e confeitarias, mas também na criação de uma escola de cozinha e gastronomia no município.
Segundo informa a advogada Hilda Zini, de Barra Velha, uma das interlocutoras do grupo, o investimento será centralizado numa área comprada pela Pregel no total de 105.000m², às margens da BR-101 e com vista para o mar no bairro São Cristóvão, o mais populoso da cidade.
O presidente do grupo, Luciano Rabboni, confirma para maio uma visita oficial ao Brasil e agenda com o prefeito Samir Mattar (PMDB) e investidores do Estado, através da qual detalhará seu projeto de expansão. A área já passa por serviços de terraplenagem e a empresa quer iniciar a construção da ainda neste ano, se antecipar número de geração de empregos.
“Hoje, a PreGel, com 44 anos, é uma das mais importantes empresas européias nos segmentos de sorveteria e confeitaria, uma referência, devido às suas contínuas pesquisas e inovações”, destaca o prefeito. A Pregel iniciou suas atividades em 1967 em Scandiano (pequena cidade próxima de Modena), com uma pequena empresa para fabricação dos produtos à base de frutas, voltados para sorveterias locais e confeitarias.
No Brasil, a empresa investirá na formação e capacitação de profissionais a partir de Barra Velha. O chef internacional Bruno Stippe, um dos mais conceituados chefs ítalo-brasileiros, responsável por cozinhar para lideranças como Silvio Berlusconi e o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, será um dos responsáveis pela implantação da “Escola de Cozinha” que a Pregel implantará em Barra Velha.
“A empresa vai empregar mão-de-obra especializada em gastronomia; alunos universitários ou gastrônomos formados, e também capacitar gente da terra”, comenta Hilda. Já Suzuki comenta que todos os benefícios fiscais e incentivos legais foram oferecidos ao grupo por parte da Prefeitura, numa articulação que teve a participação direta do prefeito.

Saiba mais
A empresa possui três unidades de produção (duas na Itália e no EUA), e os seus produtos são distribuídos diretamente para dez filiais (Austrália, Áustria, Canadá, Alemanha, México, Polônia, Suíça, EUA, Benelux e Brasil) e em mais de 100 países no mundo por uma grande rede de importadores e distribuidores. A matriz fica em Gavasseto (Reggio Emilia).
A PreGel prioriza o setor de sorvete artesanal lançando novos sabores, pastas concentradas de frutas e detém ainda os direitos sobre o “Gelato della Salute” uma gama de produtos de baixa caloria enriquecidos com fibras.
“Há sabores ainda desconhecidos no sul do Brasil”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra Velha, Bonifácio Suzuki. “E será uma indústria não-poluente”, comemora o prefeito.

 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você