Comemorando 25 anos de história, a empresa Havan inaugurou na Parada Havan de Barra Velha a maior estátua já construída no Brasil, no sábado 18 de junho. A réplica da Estátua da Liberdade, símbolo da rede de lojas, conta com 57 metros de altura, elevador panorâmico e mirante com vista para o mar. O monumento completa mais uma fase do projeto da Parada Havan, que foi aberta em dezembro de 2010, às margens da BR-101.
As obras de construção da estátua duraram oito meses e contaram com várias etapas. O pedestal, fiel à verdadeira Estátua da Liberdade, de Nova York, foi pintado pelo artista Vanderlei Ferreira de Miranda, que reproduziu as pedras do original. Com altura equivalente a um prédio de sete andares, o pedestal tem infraestrutura completa para abrigar várias operações comerciais e acesso ao mirante, por escada ou elevador panorâmico.
A estátua foi afixada na laje superior do pedestal e possui uma estrutura metálica central. Após a soldagem das partes, foi feita a concretagem da laje de “pele” da estátua. Algumas partes, pela sua dimensão, puderam ser erguidas já concretadas, por guindaste, como a cabeça e o braço da tocha. Com iluminação interna, a tocha por si só é uma verdadeira obra de arte.
A estátua tem seu peso total estimado em 200 toneladas. Cerca de cinco escultores e três artistas plásticos estiveram envolvidos no projeto, com o auxílio de 30 profissionais, entre pedreiros, carpinteiros, soldadores e armadores.
Visão panorâmica
Pelo mirante da maior estátua do Brasil é possível avistar a localidade de Morro Grande, em Araquari, o um panorama abrangente do Oceano Atlântico. É possível ver as ilhas e a baía de São Francisco do Sul no Norte do Estado, a laje de Barra Velha frente à Praia Central , e a Ilha do Remédio além das cidades de Penha e Balneário de Piçarras, a Big Tower do Parque Beto Carrero World, a Ilha do Itacolomi e o farol da praia de Armação, o Morro dos Monos, em São João do Itaperiú, Morro das Canoas e Morro de Medeiros, em Barra Velha desde o Oeste.
Símbolo
Idealizada pelo diretor-presidente da Havan, Luciano Hang, a réplica da Estátua da Liberdade, agregada ao Complexo Turístico Parada Havan, passa a representar um referencial turístico para a região de Barra Velha, Santa Catarina e para o Brasil, com acesso gratuito.
A Havan adotou a Estátua da Liberdade como um de seus símbolos a partir de 1996, com a implantação do monumento em Brusque. Uma estratégia de marketing associada a outro símbolo americano incorporado pela empresa em sua fachada – a Casa Branca. A intenção foi criar um marco na lembrança dos clientes, vinculado à filosofia da loja de departamentos, que é a liberdade de compras, na escolha de preço e produtos.
Além de Brusque e Barra Velha, as filiais Havan de Joinville, Florianópolis (Via Expressa) e Curitiba (Parolin) também contam com a réplica da Estátua da Liberdade. A filial de Itajaí, atualmente em construção, também receberá o símbolo.
Parada Havan
A Parada Havan é um modelo inédito de varejo no Brasil, que além de uma mega loja de departamentos, oferece de praça de alimentação, lazer e serviços. Até agora, foram gerados 600 empregos diretos.
“Uma grande parada para visitantes de todo o Brasil, com banheiros, opções de refeição, compras e lazer, e todo conforto e tranquilidade para quem está na estrada”, ressalta Hang. “O local está se tornando um ícone nacional e é com certeza uma das mais completas paradas de viajantes do mundo”, acrescentou.
A Parada Havan comemorou seis meses de funcionamento no dia 18 de junho, com a inauguração da estátua. “A receptividade dos clientes tem nos surpreendido. Hoje milhares de pessoas passam por lá para fazer suas compras e refeições durante suas viagens”, comentou Hang.
As próximas etapas serão a construção de um posto de gasolina (bandeira Esso e modelo on the run, que representa um diferencial em conveniência), a área de Fast Food (onde já está confirmada a presença da americana Subway e outra rede de fast food) e um restaurante externo (com arquitetura no modelo “casa invertida” – de cabeça para baixo).
Quando a Parada Havan estiver totalmente pronta, serão 100 mil metros quadrados construídos, com geração de mais de 1.000 empregos, contribuindo com o aumento de até 30% na arrecadação tributária do município.