Os contribuintes de Balneário Piçarras possuem três escolhas para quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Duas delas são para pagamento a vista e com desconto, já a terceira oferece parcelamento em até onze vezes. Fique atento, o mês de fevereiro é a data para o pagamento em qualquer opção.
O pagamento pode ser feito a vista até o dia 10 de fevereiro (com desconto de 10%), a vista até dia 28 de fevereiro (com 5% de desconto) ou ainda em até onze parcelas, sendo o vencimento da primeira no dia 10 de fevereiro.
O IPTU 2011 chegou aos contribuintes sem aumento, apenas com um reajuste de 5,1954%, estipulado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). Contudo, imóveis ampliados sem a aprovação municipal terão um reajuste maior devido ao trabalho de Recadastramento Imobiliário (realizado em 2010) e com isso o município espera arrecadar 20% mais.
O contribuinte que ampliou o imóvel receberá uma notificação com fotos e o valor atualizado do imóvel e do tributo. “Com isso, nós podemos tornar mais justa a cobrança e incrementar a arrecadação sem efetuar aumentos no imposto”, explica o secretário da Administração e Fazenda (Seaf), Carlos Alberto Francisco. Ele explica ainda que as propriedades que tiveram benfeitorias como a construção de passeios públicos terão descontos no imposto conforme prevê a legislação municipal.
Em 2009 e 2010, todas as propriedades da área urbana da cidade foram recadastradas através do sistema de geoprocessamento. Com a ajuda de fotografias aéreas de alta definição, os técnicos da empresa contratada para o serviço realizaram medições em todas as propriedades. Essas informações foram repassadas a Seaf que então efetuou uma atualização cadastral para que o imposto seja cobrado de acordo com a área atual das construções.
A Seaf calcula que com o recadastramento imobiliário o incremento na arrecadação seja de até 20%, o que vai garantir a manutenção do valor do IPTU nos próximos anos. Pelos cálculos da Seaf, caso a inadimplência, que nos últimos anos ficou entre 10 e 15%, seja zero, o município arrecadará esse ano R$ 8,2 milhões.