14 C
Piçarras
quarta-feira 29 de maio de 2024


Setuce estima 150 mil no Reveillon em Piçarras

Ouça a Matéria

A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Balneário Piçarras (Setuce) estima que 150 mil pessoas passaram a virada de ano na cidade. Os números do primeiro mês da temporada surpreendem comerciantes e hoteleiros, que já registram crescimento em relação à temporada passada. Filas no trânsito e comércio são a prova de que o movimento superou as expectativas.
Segundo a Setuce, a maior concentração de pessoas foi registrada entre 25 e 31 de dezembro, mas, a praia também permaneceu lotada durante a primeira semana de janeiro. A tendência, segundo os comerciantes e hoteleiros, é de que esse movimento diminua gradativamente até o fim do mês, e permaneça durante os fins de semana.
Para os empresários do setor de hospedagem, os números registrados de dezembro até agora já superam o ano anterior. “O carnaval, que neste ano acontece na primeira semana de março, tende a esticar um pouco mais a temporada, mas nós já esperamos que o início das aulas, em fevereiro, diminua a movimentação”, analisa a presidente da Associação de Empresas de Turismo de Balneário Piçarras, Susan Corrêa.
Até dia 31 de dezembro, o hotel que Susan administra no centro da cidade registrou 95% de ocupação, taxa que agora se mantêm em 85%. A rede hoteleira agora trabalha com o público estrangeiro, argentinos em sua maioria.
Apesar do grande movimento de pessoas na cidade, a Polícia Militar informou que não foram registradas ocorrências graves neste verão, até o momento. “Registramos um aumento no número de ocorrências, sobretudo de perturbação do sossego e pequenos furtos”, revela o tenente Carlos Alberto Mafra, comandante do Pelotão local.

Sem comparação
De acordo com a Setuce, não há um parâmetro preciso para mensurar o volume de visitantes durante a temporada, pois a pesquisa de demanda turística, encomendada pelo Governo Municipal em 2009, não foi entregue pela Santa Catarina Turismo (Santur), empresa estadual contratada para realizar as entrevistas. “Não recebemos o resultado da temporada passada e já fomos comunicados pela Santur que, devido a um problema no software utilizado para tabular os dados, esse ano a pesquisa não será realizada”, explica a secretária Flávia Coradini.
 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você