16.7 C
Piçarras
quinta-feira 18 de julho de 2024


Sine de Penha já opera novas regras do seguro

Ouça a Matéria

O novo sistema chamado Portal Mais Emprego já está sendo operado pelo Sine de Penha. O sistema informatizado liga os dados dos trabalhadores às novas regras para liberação do seguro-desemprego e visam recolocar a pessoa no mercado de trabalho. “O que o governo quer é que a pessoa não fique desempregada”, define a atendente do Sine, Juliana Bueno.
Segundo as novas regras do Ministério do Trabalho, a pessoa que for pedir o seguro-desemprego receberá até três sugestões de emprego para voltar ao mercado de trabalho. Em tese, os requisitos para que a vaga seja aceita são: salário precisa ser igual ou maior do que o emprego que ele tinha antes e o local de trabalho não deve ser muito afastado de casa.
“Infelizmente muitas pessoas não querem trabalhar e preferem ficar em casa recebendo o seguro-desemprego”, revela Juliana. Caso o trabalhador não aceite as sugestões, ele corre o risco de perder o direito ao benefício, já que qualquer negação deverá ter uma justificativa plausível. Casos de doenças são tratados de forma especial e precisa haver laudo médico.
De acordo com Juliana, o benefício pode ser liberado em um primeiro momento, mas se no decorrer do período de concessão o sistema encontrar uma vaga, o trabalhador será obrigado a apresentar-se, como requisito para continuar recebendo. “O seguro será pago, mas caso apareça uma vaga compatível e que seja recusada sem justificada, será bloqueado”, alerta.
“Há casos de pessoas que pedem para o empregador informar na ficha de encaminhamento que não é apto para vaga, somente para ter direito ao seguro”, denuncia Juliana, afirmando que diversas empresas já revelam a prática ao Sine. Caso isso ocorra, o Sine informa que o benefício será suspenso imediatamente.

Cadastre-se
O portal do governo federal (maisemprego.met.gov.br) é um cadastro semelhante aos demais cadastros feitos em sites especializados de vagas, aonde você cadastra seu currículo, e as empresas de sua região podem visualizá-lo e o convocar para uma entrevista. Tanto o trabalhador como a empresa podem se cadastrar gratuitamente no Portal. O portal é utilizado como ferramenta do Sine para recolocar as pessoas no mercado de trabalho.
 

Foto por: Divulgação

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você