28.4 C
Piçarras
sexta-feira 1 de março de 2024


‘Um Mar de Sabores’ movimenta o setor gastronômico de Balneário Piçarras

Ouça a Matéria

Teve início oficialmente, no dia 1º de julho, o Festival Gastronômico de Balneário Piçarras “Um Mar de Sabores”. Até o dia 31, onze estabelecimentos gastronômicos estarão oferecendo um prato exclusivo ao preço de R$ 39,90. A cerimônia de apresentação e lançamento aconteceu na noite de quarta-feira, 28, quando autoridades relataram a importância do festival e os participantes puderam apresentar suas obras gastronômicas.

“São onze estabelecimentos que tem a minha gratidão pelo entendimento e sabedoria de participar deste evento”, disse o prefeito Leonel José Martins (PSDB), durante o lançamento, que aconteceu no Iate Clube para cerca de 200 participantes. “São dos momentos difíceis da economia brasileira que nós mostramos a capacidade do povo brasileiro. Balneário Piçarras não fica fora disso”, completou, pedindo o prestígio da comunidade ao evento.

A empresária local e nacionalmente conhecida, Vanessa Vagnotti representou os participantes durante a cerimônia. Em seu discurso, reforçou a importância da participação popular para o sucesso da iniciativa. “Estou esperançosa. Representando todos que estão no mesmo barco neste mar de sabores”, frisou. “Façam o convite a todos seus amigos e familiares: mergulhem neste mar de sabores”, acrescentou Vanessa.

A secretária de Turismo, Susan Corrêa, comentou acreditar que o evento terá a capacidade de enaltecer o nome do município no cenário turístico. “Através da gastronomia, Balneário pode e deve se destacar ainda mais no segmento turístico”, avaliou. Ela teceu ainda agradecimentos aos estabelecimentos que acreditam no resgate do evento e aceitaram as inovações propostas através da parceira com o Sebrae, que atua na organização.

Na cerimônia de lançamento, o gestor de projetos do Sebrae, Celso Orlando Pirmann, fez questão de mostrar que o cenário catarinense é formado por pequenas empresas e que elas devem se orgulhar da batalha diária para se manterem ativos. “Enquanto uns choram, outros fabricam lenços. Olhar as oportunidades e não as dificuldades”, pontuou. Para Celso, “eventos como que esse que fazem a economia girar”, finalizou.

ONZE PARTICIPANTES

Challenge Food House, Hot Dog da Scheila, Maria do Carmo Cama e Café Bistrô, North Beach Restaurante & Bar, Pirata Burger, Restaurante do Capitão, Restaurante Petisqueira Zezinho, Risotteria Arancina, Rua da Praia Bar e Restaurante, Tampa’s e Tutty’s Restaurante são os estabelecimentos gastronômicos participantes.

A variedade de sabores é o que se destaca no evento, comenta a secretária de Turismo, Susan Corrêa. “Diferentes cozinhas estarão participando do Festival Gastronômico de Balneário Piçarras e temos certeza de que isso irá colaborar para o sucesso do evento”. 

“A identidade do Festival está toda voltada à relação que o município tem com o mar, seja através da pesca, da praia e do Museu Oceanográfico. O mar é a grande atração da nossa cidade!”, completou Susan, explicando sobre o nome escolhido e também a logomarca oficial do Festival.

A Prefeitura, através da parceria com o Sebrae, oferecereu cursos de capacitação aos estabelecimentos participantes, consultoria e também as estratégias de divulgação do evento, que abrange a produção das fotos publicitárias de cada prato que compõe o festival, a elaboração da identidade visual, vídeo institucional, material gráfico, banners, outdoors, mídias digitais e assessoria de imprensa.

Challenge FoodHouse
Entrada: “Caldo Verde Português” acompanhado de torradas e parmesão ralado.
Prato Principal: “Mignon Paris” ao molho de tomate seco e champignon, ligeiramente apimentado e acompanhado de batata especial Challenge.
Sobremesa: Bolo de chocolate aquecido acompanhado de sorvete de creme, calda de brigadeiro e amendoim crocante.

Choperia do Capitão
Entrada: “Salada Açoriana”: mix de folhas verdes, grãos e legumes diversos.
Prato Principal: “Sororoca grelhada” com batatas ao murro, acompanhada de molho verde a base de azeite.
Sobremesa: “Canjica” com coco, canela e leite condensado.

Hot Dog da Scheila
Entrada: Torradas com patê de frango e abacaxi
Prato Principal: Hot Dog de costelinha de porco ao molho barbecue
Sobremesa: Hot Dog doce de Maracujaá

Maria do Carmo Bistrô
Entrada: Caldo de abóbora com cogumelos Paris, grelhados na manteiga de ervas, acompanhado de cesta de pães artesanais.
Prato Principal: Raviole de espinafre recheado com requeijão de raspa e tomate seco ao molho duo de pomodoro e bechamel finalizado com Xerém e Azeite trufado.
Sobremesa: Brownie de castanha do Pará acompanhado de creme de baunilha e morangos frescos. 

North Beach Restaurante
Entrada: Bolinho artesanal de Camarão com massa de aipim, acompanhado de maionese temperada levemente apimentada com jalapeno.
Prato Principal: Filé de Tainha grelhado com farinha de mandioca, acompanhado de molho tarê, arroz com castanhas e legumes salteados.
Sobremesa: Sorvete de creme batido com papaia, levemente coberto com licor de cassis.

Pirata Burguer
Entrada: “Tripulação do sabor”: salada de pinhão e pimenta biquinho, acompanhada de fatias de cebola, crispy de bacon e espinafre.
Prato Principal: “Um dobrão de cordeiro”: hambúrguer artesanal de cordeiro assado na brasa, maionese, cremoso de queijo brie, pesto de hortelã e tomates num pão australiano.
Sobremesa: “Salve-se quem puder”: Abacaxi assado na brasa com especiarias, acompanhado de sorvete de creme com caramelo crocante.

Restaurante e Petisqueira Zezinho
Entrada: Toletes de abobrinha verde recheados com camarão salteado e gratinado no creme de alho defumado e queijo. 
Prato Principal: Filé de Linguado Recheado com queijo muçarela, tomates secos e toletes de palmito, empanados em farinha de arroz panko e fritos por imersão. Acompanhado de arroz branco com castanhas crocantes do Brasil e pirão de frutos do mar. 
Sobremesa: Fatias de mil folhas recheadas com creme pâtissier e aromatizado com resmas de limão siciliano.

Risotteria Arancina
Entrada: “Arancina de queijo e sálvia fresca”: bolinho frito de risoto, recheado com queijo que derrete no calor e aroma de sálvia, formando o famoso “fio de telefone”, típico siciliano!
Prato Principal: “Risotto Evoé”: uma louvação a bacco! Pura expressão de prazer e alegria a cada garfada, nesse risoto que harmoniza o defumado da linguiça Blumenau, o frescor e a crocância do brócolis, onde os grãos do arbóreo são regados lentamente ao sabor e perfume do vinho tinto.
Sobremesa: “Panna Cotta Vênus” preparada com a delicadeza e doçura do espumante moscatel, acompanhada de colis de morangos da estação e hibiscos.

Rua da Praia Bar e Restaurante
Entrada: Bruschetta de linguiça Blumenau queijo coalho, tomate fresco, cebola e orégano, gratinada com queijo parmesão e servida com folhas de rúcula ao molho cremoso de mostarda, cream cheese com um leve toque de raiz forte.
Prato Principal: Filé de entrecôte grelhado, servido ao molho cremoso de pimenta verde e rosa, acompanhado de risoto de cogumelos frescos, crispy de couve mineira, tomate cereja confitado e farofa de pinhão. 
Sobremesa: “Charlotte de banana”: creme de baunilha, doce de banana com chantilly de limão siciliano, rodeado de biscoitos amenteigados, sob cama de coulis de frutas vermelhas.

Sorveteria Tampa’s
Entrada: Creme de aipim com bacon
Prato Principal: Sequência de mini pastéis de diversos sabores
Sobremesa: “Panna Cotta”: creme de leite, baunilha e gelatina, coberto com calda e frutas frescas.

Tutty’s Restaurante
Entrada: Creme de palmito com crispy de cebola
Prato Principal: Mignon grelhado ao molho de mostarda, servido com arroz Piamontês e panachê de legumes.
Sobremesa: “Tiramisu”: pavê com creme de Mascarpone, biscoito molhado no café e chocolate.

Foto por: Felipe Bieging | JC

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você