O Plano de Posicionamento Competitivo e Identidade de Balneário Piçarras, iniciado em dezembro passado, tem uma nova fase já agendada. Nos dias 19 a 22 de fevereiro, a Secretaria de Turismo e a empresa de consultoria Le Padron, realizarão em quatro bairros as oficinas de criação para apresentação da leitura do município e também coleta de ideias.
“A ideia de realizar as oficinas nos bairros é para incentivar a participação da comunidade e saber de todos qual é a visão que eles têm sobre a cidade”, explica a secretária, Susan Correa. O início das oficinas é a terceira fase do Plano, que atualmente tem sua leitura de lugar e intervenção sendo realizados pela empresa de consultoria.
As reuniões acontecerão sempre às 19h. No dia 19 será no bairro Itacolomi, dia 20 no Nossa Senhora da Paz, dia 21 no São Braz e no dia 22 no Centro. Após as oficinas, haverá a criação do conceito e criação da marca da cidade – quarta e quinta etapas. “Esperamos que em abril já tenhamos três marcas prontas para votação popular”, prevê Susan.
A última etapa será elaboração de estratégias de posicionamento mediante a marca escolhida. “Será uma nova marca turística da cidade. Para uso geral, independente da administração municipal que governar a cidade”, adianta a secretária. O trabalho deve estar concluído ao final deste semestre, acredita o Governo.
Plano também já tem sua plataforma de engajamento (www.identidade.balnpicarras.com.br). Esta é uma forma inicial dos cidadãos interagirem e acompanharem o projeto, já que há uma pesquisa que pode ser respondida e que irá manter a comunidade atualizada sobre os novos passos do projeto. “”Frisar a importância de a população responder à pesquisa na plataforma. Nos ajudarem, respondendo as perguntas”, finaliza Susan.
O PLANO DE IDENTIDADE
Os principais objetivos do projeto são aumentar a capacidade de atrair e reter talentos, turistas e investidores, estimulando o ambiente de negócios e despertando na população o senso de pertencimento e orgulho em relação à cidade, por meio da construção participativa de uma marca.
O projeto visa trazer para o município um novo patamar de turismo, negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos. Além disso, o plano prevê apresentar e utilizar a marca em diversas formas de promoção e divulgação, gerando identidade em produtos e atratividade à cidade.
A ideia é construir, de forma conjunta, uma narrativa da cidade, identificando suas vocações e transformando isso em uma marca, uma identidade e em diretrizes para o futuro que sobrevivam a gestões públicas e representem a voz integradora da população.
Dia 19/02
Bairro Itacolomi, às 19h, na Escola Francisca de Borba
Dia 20/02
Bairro Nossa Senhora da Paz, às 19h, na Escola
Monteiro Lobato
Dia 21/02
Bairro São Braz, às 19h, na Escola São Braz
Dia 22/02
Bairro Centro, às 19h, no Hotel Itacolomi