25 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Jornal do Comércio lança enquete com pré-candidatos a prefeito em Balneário Piçarras

Ouça a Matéria

O Jornal do Comércio lança neste sábado, 1º de fevereiro, em seu site (www.jornaljc.com.br) a primeira enquete voltada a eleição majoritária de 4 de outubro. Doze nomes foram apurados pela reportagem – após consulta a dirigentes de partidos políticos – como de potencial para assumirem o posto de pré-candidatos a prefeito de Balneário Piçarras.

Eles foram listados em ordem alfabética. A enquete se encerra ao meio dia do próximo sábado, dia 8. O resultado será divulgado na edição impressa e digital semanário. “É uma sondagem que faz parte do próprio processo eleitoral, com base em uma lista inicial de nomes já publicamente ventilada no meio político. Há siglas com decisões internas já firmadas, mas naturalmente que outros nomes poderão surgir com o decorrer das conversas entre os partidos”, opina o jornalista do JC, Felipe Bieging.

A enquete segue a Lei Federal 9.504/1997 a Resolução 23.549/2017, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tais normativas permitem a realização de enquete ou sondagem eleitoral antes do período de campanha eleitoral conforme o parágrafo 5º do artigo 33 na Lei Federal: “É vedada, no período de campanha eleitoral, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral”. 

“Se trata de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostragem científica. Cabe ao interessado a participar espontaneamente da enquete e opinar”, reforça o jornalista. Enquanto uma pesquisa deve seguir os rigores dos procedimentos científicos, a enquete apenas faz sondagem da opinião dos eleitores sem atender aos requisitos formais, como segmentação dos entrevistados, metodologia, valor e origem dos recursos despendidos no trabalho.

Segundo o calendário eleitoral para 2020, as convenções partidárias para a escolha dos candidatos deverão ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto. Também a partir de 20 de julho, os candidatos passam a ter direito de resposta à divulgação de conteúdo difamatório, calunioso ou injurioso por qualquer veículo de comunicação social.

(ATUALIZAÇÃO 1: O nome de Umberto Teixeira (PP) foi retirado da enquete na manhã deste domingo, 2, atendendo a seu pedido. Ele afirmou que não é pré-candidato)

(ATUALIZAÇÃO 2: A pedido, o nome de Dalva Cristiane Teixeira (PP) foi retirado. “Estou apoiando o vereador Gercino Medeiros (PP) como pré-candidato ao Executivo pelo nosso partido”, afirmou)

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você