25 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


BioSyn investe em nova planta industrial para diversificar atuação, em Araquari

Ouça a Matéria

Um novo empreendimento deve representar a abertura de novos 60 postos de trabalho na região norte de Santa Catarina, a partir de 2025. Esta é a data prevista para o início das operações, no município Araquari, da BioSyn, empresa de pesquisa e desenvolvimento de biotecnologia com atuação nos setores de nutrição animal e vegetal. As obras já foram iniciadas nas proximidades da BR-101, localidade da Corveta.

O anúncio oficial ocorreu na quarta-feira, dia 22, na Casa d´Agronômica, residência oficial do governador Jorginho Melo, em Florianópolis. A BioSyn está entre os 25 empreendimentos contemplados pelos programas Prodec e Pró-Emprego que assinaram os protocolos de concessão durante a solenidade.

Jorginho Melo entrega concessão de programas de incentivo ao representante da BioSyn, Gregório Ramos (Eduardo Valente / GovSC)

A empresa atua desde 2005 com pesquisa, desenvolvimento e produção de insumos para nutrição animal. O projeto, em fase inicial de execução, deve marcar a expansão do negócio para a área agrícola, com uma linha de produtos orgânicos voltados para a saúde do solo e das plantas.

“Concluímos a etapa de terraplanagem, preparação do terreno e as compensações ambientais”

GREGÓRIO NASCIMENTO RAMOS

O diretor administrativo e financeiro, Gregório Nascimento Ramos, detalha que o investimento total deve chegar aos R$ 20 milhões e o início das operações está previsto para o começo do ano de 2025. “Concluímos a etapa de terraplanagem, preparação do terreno e as compensações ambientais. O foco da BioSyn é promover saúde e bem estar com soluções que reduzem impactos ambientais, como a redução na emissão de gases de efeito estufa na criação de animais, por exemplo. E as nossas operações também seguem esse princípio. A produção de resíduos é extremamente baixa”, afirma.

A empresa atende ao agronegócio com suplementos e aditivos orgânicos que têm ação para melhorar índices de produtividade animal, reduzir emissão de gases de efeito estufa e o uso de antibióticos. Também está presente no mercado de produtos para animais domésticos (Pet), com a linha NUXCELL para cães e gatos.

IMPACTO POSITIVO

As políticas internas nas áreas ambiental, social e de governança (ASG) são algumas das exigências governamentais a que as empresas precisam atender para se enquadrarem nos programas de incentivo concedidos pelo Governo de Santa Catarina.

A sede da BioSyn deve ocupar um espaço de 24 mil metros quadrados, dos quais cerca de 26% (6,39 mil m²) integram uma área de preservação ambiental que será mantida pela empresa.

O imóvel está localizado na altura do KM 65,32 da BR-101, e terá área total construída inicial de 4 mil metros quadrados. Além da sede administrativa, vai abrigar laboratórios e linha de produção dos cerca de 30 produtos que integram o portifólio atual.

Os incentivos estaduais asseguram postergação do ICMS (Prodec) e desoneração do imposto na aquisição de bens, mercadorias e serviços (Pró-Emprego). A perspectiva dos empresários é de que o investimento resulte em um aumento de até 40% no faturamento anual, hoje na casa dos R$ 30 milhões.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você