A Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Piçarras (CDL) alerta sobre um golpe que vem sendo praticado contra seus associados e empresários da cidade. Boletos de uma falsa cobrança estão sendo remetidos à comerciantes e trazem como cobrador a inexistente Associação das Microempresas de Balneário Piçarras. A recomendação da CDL é para que o documento não seja pago.
“A cobrança é totalmente infundada e não resultará em nenhuma pena resultante de uma ação extrajudicial aos empresários – como ameaça o documento de cobrança. Infelizmente, trata-se de mais um golpe aplicado e muito propagado com o advento da popularização dos meios digitais”, afirma a presidente da CDL, Myrcéa Pedra Hume. Os boletos remetidos têm valor de R$ 288,98.
LEIA TAMBÉM: Myrcéa Pedra Hume toma posse como presidente da CDL
O pagamento seria por conta de uma taxa de associação à entidade, que tem sede em Brasília – mas que na verdade, segundo Myrcéa, não existe. “É algo totalmente descabido e criado para lesar o empresário. Não há qualquer tipo de associação ou serviço prestado ao empresário em caso de quitação desse boleto. É apenas mais um golpe”, reforça a presidente da CDL piçarrense.
“Infelizmente, trata-se de mais um golpe aplicado e muito propagado com o advento da popularização dos meios digitais”
MYRCÉA PEDRA HUME, PRESIDENTE DA CDL
A reportagem simulou o pagamento do PIX incluso no documento remetido aos empresários – resultando em uma conta bancária ligada à VFS Processo e Cobrança Extrajudicial LTDA – de CNPJ 49.209.577/0001-05. Por e-mail, associado ao cadastro da empresa, o Jornal do Comércio pediu explicações sobre o documento. Ainda não houve retorno.
No início desde ano, a Sala do Empreendedor da Prefeitura de Balneário Piçarras, onde são realizados atendimentos relacionados ao Microempreendedor Individual (MEI), também registrou tentativas deste mesmo golpe. Cerca de 20 casos foram registrados em um período de 60 dias e algumas pessoas se tornaram vítimas das tentativas de fraudes.
Os microempreendedores receberam e-mails com notificações extrajudiciais fraudulentas, sob o nome falso da Associação. A Sala do Empreendedor de Balneário Piçarras reforça que não envia e-mails aos cadastrados. Os únicos boletos a serem pagos, na categoria de MEI, são as parcelas de contribuição mensal, que devem ser emitidas pelo microempreendedor exclusivamente no site do Governo Federal. Para sanar dúvidas, entre em contato pelo WhatsApp da Sala do Empreendedor de Balneário Piçarras: 3347-4718.