Empresários da rede hoteleira de Penha relatam o não recebimento de valores de diárias provenientes de reservas efetuadas através do site Hurb.com.br – anteriormente conhecido por Hotel Urbano. Apesar da promessa da empresa de quitar os valores no menor tempo possível, os empresários do setor estão travando reservas pela plataforma.
“A resposta é a sempre a mesma: que temos que aguardar, que estão passando por problemas de sistema e que por isso precisam fazer os pagamentos de forma manual. Mas, a gente sabe que eles estão passando por problemas financeiros. Eu travei as vendas pelo site”, afirma o hoteleiro, Rafael Murilo Celestino.
“A resposta é a sempre a mesma: que temos que aguardar, que estão passando por problemas de sistema e que por isso precisam fazer os pagamentos de forma manual. Mas, a gente sabe que eles estão passando por problemas financeiros. Eu travei as vendas pelo site”
RAFAEL MURILO
Na região mais próxima ao principal equipamento turístico da cidade, o parque Beto Carrero World, estimativa preliminar aponta para um débito na ordem de R$ 100 mil. Natan Rayel, que possui uma pousada em outra região, também contabiliza prejuízos com o serviço prestado, mas não recebido.
“Esse é um problema que já ocorre há algum tempo. Nós, por exemplo, temos R$ 30 mil para receber e simplesmente não há qualquer previsão ou uma resposta plausível para esse atraso. Eu vejo como uma situação de calote”, detalha Natan, que também promoveu o bloqueio de reservas pelo Hurb.
“O sistema de aluguel é totalmente falho e favorece o site. A reserva é faturada e somente após o erviço prestado é que o site paga o hoteleiro. Nós, infelizmente, tivemos de bloquear as hospedagens através da plataforma do Hurb”, completa ele. Apesar do problema, o site segue ofertando a cidade – já com número bastante reduzido de parceiros.
“O sistema de aluguel é totalmente falho e favorece o site. A reserva é faturada e somente após o erviço prestado é que o site paga o hoteleiro. Nós, infelizmente, tivemos de bloquear as hospedagens através da plataforma do Hurb”
NATAN RAYEL
“Estão pagando um aqui, outro ali, um verdadeiro problema. E o pior: seguem vendendo os pacotes, o destino Penha com foco no Beto Carrero”, confirma Rafael. Em Penha, há mais de 500 pousadas para uma estimativa de 7 mil leitos. Nesse momento, pelo site, há apenas dez opções de hospedagem.
Hoteleiros de cidades vizinhas também enfrentam o mesmo problema. “Na semana passada, algumas pousadas aqui da cidade receberam os valores. Há três semanas, alguns hoteleiros de Balneário Camboriú não receberam hospedes do Hurb, que fez uma força-tarefa para quitar suas pendências com esses hotéis e permitir o acesso dos hospedes”, finaliza Rafael.
Em nota – publicada na íntegra ao final da matéria – a Hurb afirma que a situação decorre de imprevistos econômicos e que trabalha para quitar os débitos com a rede hoteleira. “Ao longo dos seus anos de história, esta não é a primeira vez que a empresa enfrenta imprevistos macroeconômicos que impactam a operação dos serviços prestados. Como em todo negócio, traçar metas ousadas visando levar a atuação da empresa a novos patamares é seguir um caminho que está passivo de erros. No entanto, mais de 1000 profissionais estão trabalhando para reverter o cenário atual, a fim de regularizar toda a situação”, afirma a empresa.
“Como em todo negócio, traçar metas ousadas visando levar a atuação da empresa a novos patamares é seguir um caminho que está passivo de erros. No entanto, mais de 1000 profissionais estão trabalhando para reverter o cenário atual, a fim de regularizar toda a situação”,
HURB, EM NOTA
Pontua ainda que colocou em prática “o plano de ação desenvolvido especificamente para esta situação, o qual será conduzido de forma individualizada, em um diálogo com cada parceiro de rede hoteleira afetado pelo referido contratempo. Por questões legais, detalhes específicos não podem ser abertos”.
NOTA OFICIAL
O Hurb, empresa brasileira que está no mercado há 12 anos, sempre prezou pela transparência e relação de confiança que tem com os seus viajantes e parceiros. Guiada pelo valor primordial de ser uma companhia feita de pessoas para pessoas, coloca clientes e stakeholders sempre em primeiro lugar.
Com relação à solicitação do Jornal do Comércio, o Hurb informa que:
A missão da companhia é democratizar as viagens, com o objetivo de fazer com que cada vez mais pessoas realizem o sonho de explorar novos lugares e culturas. Ao longo dos seus anos de história, esta não é a primeira vez que a empresa enfrenta imprevistos macroeconômicos que impactam a operação dos serviços prestados. Como em todo negócio, traçar metas ousadas visando levar a atuação da empresa a novos patamares é seguir um caminho que está passivo de erros. No entanto, mais de 1000 profissionais estão trabalhando para reverter o cenário atual, a fim de regularizar toda a situação.
Diante disso, o Hurb coloca em prática o plano de ação desenvolvido especificamente para esta situação, o qual será conduzido de forma individualizada, em um diálogo com cada parceiro de rede hoteleira afetado pelo referido contratempo. Por questões legais, detalhes específicos não podem ser abertos.
Aos viajantes impactados, que tiveram suas reservas canceladas pelos parceiros afetados, o Hurb esclarece que a empresa conta com um setor de atendimento ao cliente que opera 24/7, com colaboradores prontos para sanar todas as dúvidas ou ajudar com qualquer imprevisto. No ChatBot, por exemplo, o cliente que está em viagem e precisa de algum suporte da empresa consegue se direcionar a uma equipe especializada através das opções apresentadas na conversa iniciada, que vai priorizar o caso para atendê-lo da melhor forma possível.
Por fim, para se ter uma dimensão do alto volume das operações do Hurb, mais de 1.200.000 (um milhão e duzentos mil) produtos e serviços foram operados pela OTA em 2022. No mesmo ano, a companhia foi responsável pelo embarque de viajantes para 272 destinos, número 20% maior em relação a 2021. Em 2023, a companhia já operou cerca de 430.000 viajantes até a data de hoje.
Como acima mencionado, esses números atestam a capacidade do Hurb de operar em alta escala, bem como demonstram o comprometimento da empresa com os seus clientes, mesmo que, globalmente, o setor de turismo ainda não tenha se recuperado totalmente dos efeitos da pandemia de coronavírus.
O Hurb frisa que segue prezando pela escuta ativa e cuidado com seus públicos e, por isso, está à disposição caso surjam eventuais dúvidas. Para isso, o atendimento pode ser realizado através dos serviços de Chat Online, email exclusivo e telefonema agendado. Todos os meios de contato são pensados para as diferentes necessidades e situações.
Sempre a mesma nota,e continuam dando o golpe.Até qdo a JUSTIÇA vai deixar estes espertinhos enganar pessoas do bem?
CORJA DE MENTIROSOS SAFADOS, ALGUEM TA EMBOLSANDO O DINHEIRO DOS CLIENTES COM CERTEZA, PQ É PAGO TUDO ANTES, E ELES SIMPLESMENTE NAO ACEITAM AS DATAS ESCOLHIDAS, NUNCA ESTÃO VÁLIDAS, FAZENDO O POVO DE IDIOTA, O MAIS ESTRANHO É QUE MESMO COM TANTAS RECLAMAÇÕES DOS CLIENTES, A JUSTIÇA NAO FAZ NADA PARA IMPEDIR AS VENDAS DESSES VAGABUNDOS, LESANDO UM NUMERO GIGANTESCO DE CLIENTES, ONDE ESTA O MINISTÉRIO PUBLICO ?? OU SEI LA QUEM TEM O PODER PRA PARAR ESSA ENGANAÇÃO DESSA HURB.
Por isso que sempre que viajo de avião ou faço reserva em hotel, vou direto pelo site da própria empresa.
Como diz o ditado popular: santo quando vê esmola demais, desconfia.
Pior é a desculpa que o site tá passando por problema no sistema e o pagamento tem que ser feito manual.
Devem tá em débito com o provedor, aí fica limitado….