19.4 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Prefeito de Barra Velha tem série de reuniões no exterior para atrair empresários italianos

Ouça a Matéria

O prefeito de Barra Velha, Douglas Elias da Costa (PL), cumpre agenda de trabalho na Itália. Ele viajou no último dia 15 e, desde então, vem se reunindo com empresários na tentativa de atraí-los a investir no município. Ao menos três empresas dos ramos de panificação e gelato, produção de equipamentos sob pressão e também eliminação de resíduos hospitalares já receberam a comitiva barra-velhense.

Douglas fundamenta a crescente de Barra Velha com os recentes dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – que apontam o crescimento exponencial no Produto Interno Bruto (PIB 2020) e nos números do Censo Demográfico 2022 de Barra Velha.

“Esses dados favoráveis à Barra Velha são a esperança de investimentos e crescimento econômico na cidade”

DOUGLAS ELIAS DA COSTA (PL)

Pelo IBGE, o PIB de Barra Velha saltou de R$ 109 milhões para R$ 1.8 bilhão entre 2002 a 2020 – o terceiro maior crescimento do estado. A vinda de grandes empresas e o setor da construção civil são os responsáveis pela crescente. Somente nos últimos dois anos, o setor civil teve o incremento de 1.500 novos alvarás construtivos.

O Censo Demográfico de 2022 revelou um exponencial crescimento de Barra Velha ao longo dos últimos doze anos, quando foi realizada a última contagem populacional no país. Em percentuais de proporcionalidade, o município foi o segundo que mais cresceu dentro do estado e o sétimo em todo território nacional.

“Esses dados favoráveis à Barra Velha são a esperança de investimentos e crescimento econômico na cidade”, opinou o prefeito, frisando que vinda de indústrias e construção civil foram o ponto chave do percentual crescente. “Aumenta a nossa autoestima e nos dá uma expectativa que a partir de janeiro de 2024 a gestão pública, aqui em Barra Velha, ela volta a acelerar volta a andar em ritmo acelerado”, acrescentou.

Formam a comitiva barra-velhense, além do prefeito, o presidente da Câmara, Daniel Pontes, e a procuradora geral, Sheila Scherer. Eles regressam à Barra Velha no próximo da 24. Até o momento, segundo nota do Governo “o prefeito Douglas e o presidente Daniel estão muitos satisfeitos com a receptividade e o interesse que os empresários demonstraram para investir em Barra Velha, além disso o objetivo maior é a geração de emprego e renda para as atuais e futuras gerações”.

PREGEL SPA

A primeira visita técnica foi na multinacional PreGel SPA, intermediada por Hilda Augusta Zini. O proprietário, Luciano Rabboni, os guiou apresentando o processamento rigoroso das matérias-primas, o cuidado na produção, todo o controle de qualidade, laboratórios químicos, as produções e o desenvolvimento de novos produtos e embalagens.

O empresário da PreGel também apresentou o centro logístico central, responsável pela exportação de seus produtos para todo o mundo, inclusive ao Brasil, juntamente com a gestão totalmente automatizada dos armazéns.

À comitiva, Rabboni manifestou interesse de instalar em Barra Velha um shopping, que será sede de sua escola de chefs de cozinha no Brasil. Ele também confirmou que virá à Barra Velha no mês de dezembro, momento em que vai prospectar regiões para desenvolver suas pretensões empresariais de expansão.

SICC TECH S.R.L

Na empresa Sicc Tech S.r.l, eles foram recebidos pelo sócio, Saverio Guerrato. Ela representa a excelência italiana na área de design e produção de equipamentos sob pressão para os setores termo-hidráulico, ar comprimido e petróleo e gás, com a fabricação de equipamentos para ar comprimido, caldeiras e outros tanques para contenção de fluidos ou gases.

ECONOS TECNOLOGIE

Natalino Lia, Econos Tecnologie Ambianetali, detalhou que a empresa apresenta soluções para a eliminação de resíduos hospitalares, o tratamento de resíduos com risco de infecção, a eliminação de resíduos portuários e aeroportuários e a eliminação de resíduos especiais.  Além disso, a empresa utiliza um sistema capaz de eliminar o poder infeccioso dos resíduos especiais na sua origem, reduzindo o grave risco de contaminação ambiental.

Entre outros temas abordados na reunião junto aos sócios da empresa, foi a construção de um hospital regional no município com a Participação Público-Privada (PPP).

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você