25.2 C
Piçarras
segunda-feira 26 de fevereiro de 2024


Tribunal de Justiça de Santa Catarina concede selo Empresa Cidadã à Arxo

Ouça a Matéria

A Arxo Industrial do Brasil, com sede em Balneário Piçarras, foi condecorada na tarde desta segunda-feira, 11, em Itajaí, com o selo Empresa Cidadã, concedido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) dentro do programa Novos Caminhos. A certificação foi concedida diante de um trabalho de mapeamento, capacitação e inserção no mercado de trabalho de adolescente residente no Abrigo Municipal.

O presidente da Arxo, Jean Maikow Uber, explica que o adolescente – a época com 17 anos e indicado pela Secretaria de Assistência Social de Balneário Piçarras – participou de um dos cursos gratuitos da empresa para formação técnica de Soldador. “Durante o curso, ele foi mapeado como talento a ser desenvolvido. Ele foi monitorado e assim que completou 18 anos o contratamos como auxiliar de produção.  Após o treinamento e desenvolvimento, ele vai mudar para soldador”, detalha. A juíza da 1ª Vara da Comarca de Balneário Piçarras, Fabrícia Alcântara Mondin, participou do ato.

“Ele nos relatou que tinha por sonho ter uma profissionalização e encontrou essa oportunidade na Escola de Solda, desenvolvida e aplicada pela Arxo”

JEAN UBER

O adolescente, e outros dois irmãos, foram retirados do convívio familiar por decisão do juizado da Família e levados ao Abrigo Municipal. O curso técnico foi a primeira oportunidade em sua vida. “Ele nos relatou que tinha por sonho ter uma profissionalização e encontrou essa oportunidade na Escola de Solda, desenvolvida e aplicada pela Arxo. Com a estabilização financeira, sua próxima meta de vida é trazer os irmãos para seu convívio, consolidando o laço familiar. Certamente, uma história para inspirar”, acrescentou Jean.

Com a maioridade e o emprego garantido na Arxo, o agora jovem homem também alcançou sua independência. Reside sozinho em uma residência. “Ele está mostrando muito afinco em suas atividades laborais, buscando desenvolver suas habilidades através de técnicas orientações da nossa equipe de solda. Ele compreendeu que certas oportunidades, bem aproveitadas, tem a capacidade de mudar vidas”, avaliou o presidente da empresa.

O certificado de Empresa Cidadã será fixado junto a outros diplomas recebidos pela empresa ao longo das últimas décadas. Porém, para Jean, esse é um dos mais especiais. “Não se trata somente de um certificado, uma folha impressa. É um documento que carrega histórias de vidas, de pessoas que aspiram pela vida e que nós temos a honra de ajudar. Torcemos para que sua vida caminhe pela linha da prosperidade”, encerrou Jean.

PROGRAMA NOVOS CAMINHOS
Ele tem por finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia de crianças e adolescentes com idade acima de 6 anos, que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.

Ao ingressarem no Novos Caminhos, os jovens são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares. Após concluírem os módulos de capacitação, os jovens são encaminhados, ao seu tempo, ao mundo do trabalho.

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Atualmente, também integram o Programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OABSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM), Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Administração Regional de Santa Catarina o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE /SC) e o Serviço Social do Comércio (SESC/Fecomércio).

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você