16.7 C
Piçarras
quarta-feira 17 de julho de 2024


Ampliação do saneamento básico em Balneário Piçarras também gera valorização imobiliária

Foto, Felipe Franco / JC
Ouça a Matéria

A expansão da rede de saneamento de esgoto no município de Piçarras promete trazer um boom no mercado imobiliário. Estima-se uma valorização adicional de 10% sobre o valor comercial dos imóveis pertencentes à região da ampliação. A ampliação vem sendo desenvolvida pela CASAN nas bacias 5 e 6, concentradas entre as Ruas 1.550 e 2.450 (sentido Norte), no Centro.

“Esse é um percentual médio de valorização de um imóvel incluso em uma região atendida pelo saneamento básico. Há também o valor agregado das questões que envolvem a qualidade de vida da região, que cresce consideravelmente diante do tratamento de esgoto”, avalia o corretor de imóveis, Marcelo Baumgarten.

O trabalho de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Balneário Piçarras garantirá que 3.200 imóveis tenham seu esgoto tratado no município. O número eleva o percentual de tratamento municipal para a casa de 37,7%, garantindo mais qualidade de vida à população e valorização do meio ambiente.

Nesta nova etapa, um total de 556 imóveis (comércio, residências e prédios) serão contemplados. São mais de 11 quilômetros de rede coletora e duas estações elevatórias, responsáveis por bombear o esgoto para o tratamento. O valor investido pela CASAN nessas áreas é de R$ 11,6 milhões.

LIGAÇÕES AINDA NÃO ESTÃO AUTORIZADAS

A CASAN alerta que as ligações de esgoto doméstico e comercial ainda não estão autorizadas nos trechos do sistema de coleta de esgoto. Conexões sem autorização na rede poderão gerar retorno do esgoto ao imóvel ou até extravasamentos nas ruas da cidade, pois o trecho ainda não está em operação.

Nos demais bairros, onde o sistema foi inaugurado em julho de 2020, as ligações devem prioritariamente serem feitas com urgência. A ligação à rede permite que o sistema de fossa séptica da residência seja desativado. No site da CASAN, há uma relação de profissionais que foram qualificados a procederem com o serviço.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você