18.2 C
Piçarras
segunda-feira 27 de maio de 2024


Porto de Itajaí poderá ser administrado pela JBS

Foto, Marcos Porto
Ouça a Matéria

O porto de Itajaí poderá ser administrado pela multinacional brasileira, JBS – através de sua subsidiária, Seara. A informação foi dada pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que nesta quarta-feira, 15, se reuniu com o Fórum Parlamentar Catarinense para discutir informações sobre concessão provisória do local.

O ministro disse aos parlamentares que a empresa que venceu o edital de concessão provisória para administrar o Porto de Itajaí pelos próximos dois anos oficializou pedido para troca do controle do porto.

A empresa, Mada Araújo Asset Managente, foi a vencedora do certame. Ela já pediu ao Ministério dos Portos e Aeroportos para que transfira os direitos da cessão à JBS. A mudança, no entanto, ainda está em análise.

Silvio Costa Filho solicitou parecer jurídico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) sobre a mudança e deu parece de 20 dias para obter resposta sobre a mudança.

Durante o contrato temporário de dois anos, o Governo Federal espera lançar o edital definitivo de arrendamentos dos quatro berços do Porto de Itajaí. O arrendamento definitivo será de 35 anos, mantendo a Autoridade Portuária Pública e Municipal.

O Porto está há 17 meses sem operações. Em dezembro de 2022, terminou o contrato com a APM Terminals, que administrou o porto nas duas últimas décadas. A Mada Araújo venceu o certame em novembro passado.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você