25.2 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Entidades articulam rádio comunitária

Ouça a Matéria



Barra Velha – A união de pelo menos 23 entidades comunitárias de Barra Velha pode resultar na formação da primeira rádio comunitária oficial do município. Em assembléia promovida no último domingo, 31 de agosto, foi formada a primeira diretoria da Associação de Radiodifusão Comunitária Peabiru, presidida por João Lubawski e por Gaspar Toscan, entre outros.


A reunião aconteceu num espaço cedido pelo comerciante Clóvis Cardoso, na rua Bernardo Aguiar, e contou com a participação de representantes das associações interessadas em implantar a emissora no município. Inicialmente, a intenção é elaborar toda a documentação dentro dos parâmetros das radiodifusões comunitárias nacionais, e a iniciativa tem o apoio da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço).


Segundo o secretário da Peabiru, Altino Mengarda, quando toda a documentação estiver providenciada, ela será apreciada pelo Ministério das Comunicações, em Brasília. Ainda não há data para a emissora ir ao ar. “Na verdade, as associações é que vão comandar a rádio”, informa Mengarda “A intenção é transformar a emissora num instrumento de cidadania e de informação do município para toda a comunidade”, completa.


Com a diretoria já formada, o grupo se reúne no próximo dia 8 de setembro, para formação dos conselhos comunitários que vão discutir a grade de programação da Rádio Peabiru, termo tupi guarani muito usado pelos índios da região para indicar o caminho por onde passavam. Os conselhos comunitários serão divididos por bairros, e terão titulares e suplentes. Também está sendo formada uma comissão de ética para nortear a atuação da emissora.


O grupo até mesmo já ganhou um equipamento para a transmissão dos primeiros programas, doado por Luimar Hoffmann, morador de Barra Velha. A intenção do grupo é estrear o equipamento na programação matutina da emissora, com um programa voltado à orientação dos pescadores barravelhenses que se preparam para ir ao mar. Inicialmente, integram a diretoria da Rádio Peabiru a Associação de Moradores do Icaraí (AMI), Associação da Cohab de Barra Velha, Cozinha Comunitária Iolanda Brugnago e Moto Clube Pé na Lama.


Também participam a Apae Flávio Quirino Borges, Corpo de Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú, Conselho Comunitário de Pedras Brancas, Associação Comunitária do Desenvolvimento de Itajuba (ACDI), Associação Linda e Limpa Barra Velha, Sindicato de Trabalhadores Rurais do município, Escama de Ouro Esporte Clube, além do Conselho Municipal de Turismo e escolas da cidade. Segundo Mengarda, outras instituições comunitárias que queiram participar, também poderão integrar-se. A reunião desta segunda-feira será na rua Bernardo Aguiar, 129, centro.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você