18.9 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Alunos da EJA têm momento de leitura

Ouça a Matéria

Esta semana, a célebre frase de Monteiro Lobato “Um país se faz com homens e livros” ecoou pelas salas do CIEF, onde estudam as turmas da EJA – Educação de Jovens e Adultos de Balneário Piçarras. Afinal, a ideia do escritor era combater o analfabetismo e incentivar a todos a terem oportunidade de aprender a ler e a escrever. Na terça-feira, dia 20 de abril, as turmas participaram de um momento diferenciado e importante nos dias atuais. Ouvir histórias, entrar em contato com livros dos mais diferentes gêneros, como contos, crônicas, literatura infanto-juvenil e poesias.
Segundo a professora e coordenadora da EJA, Joice Lilian Voltolini, pensando na semana do livro, foi reorganizada uma sala de aula com poemas, frases que fazem refletir sobre a importância da leitura e claro muitos livros. “Todas as turmas passaram por essa sala, entraram em contato com os livros, ouviram e viajaram pelo mundo das histórias”, destacou a professora.
Contos da tradição oral de Ricardo de Azevedo, contos orientais, textos de Luiz Fernando Veríssimo e Chico Ceola foram lidos e contados pelas professoras Sarah Silvia Pereira, professora de Língua portuguesa da EJA, e Joice Lilian Voltoline, formada em História e coordenadora da EJA. “Momentos como estes são extremamente ricos, os alunos podem por alguns instantes se desprender da realidade e viajar pelo mundo da imaginação. Quando alguém ouve uma história o imaginário começa a criar um novo ambiente, fantasiar a cada palavra, sensações e sentidos, ficam aguçados”, complementou Lilian. “A cada história contada mais experiências singulares foram se revelando e uma reflexão: a importância de tirarmos um tempo para nos envolvermos no fascinante e inusitado mundo do faz de conta”, concluiu a professora, citando ainda Machado de Assis, que afirmou que “é preciso ler, não com os olhos, mas com a memória e a imaginação”.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você