16.1 C
Piçarras
quinta-feira 18 de julho de 2024


Alunos têm aula de cidadania e escolhem auto-defensor

Ouça a Matéria

Não foram só os adultos moradores de Balneário Piçarras que participaram de uma eleição esta semana. Os alunos da Escola Especial Deus Menino, APAE de Piçarras, também mostraram na última semana de outubro que sabem reivindicar, apresentar propostas, pedir votos aos seus colegas e, principalmente, votar.
E enquanto não ganha vida o projeto de Vereador Mirim na Câmara de Vereadores de Piçarras, a oportunidade de mostrar cidadania e preocupação com o próximo começa na escola. Os alunos participaram no dia 26 de outubro da apresentação de propostas para a eleição do auto-defensor da escola. O auto-defensor representa os alunos na diretoria da entidade e busca ser o porta-voz dos alunos em todas as ações da escola nos demais municípios e eventos. Dentro da escola, é ele o responsável por cobrar dos professores e direção as ações que devem ser melhoradas para garantir qualidade de ensino para todos.
Nas apresentações dos sete candidatos, os mais variados discursos e desejos de uma escola nova, ônibus novo e maior, novas salas, DVDs, TV e som, mais esporte na escola e oportunidade de disputarem competições com outras APAES, mais materiais esportivos, mais passeios, para derrubar preconceitos. Um dos candidatos, Fernando Trindade, disse em seu discurso que já sofreu bullyng e não quer isso para outros alunos, por isso prometeu defender direitos e deveres dos alunos e lutar contra o preconceito. Outros candidatos também prometeram manter limpa a escola, conscientizar sobre o meio ambiente, trabalhar em conjunto com todos, reivindicaram adaptações em banheiros, cortinas para as salas, e muitas outras coisas.

A escolha
No dia 27, a escolha dos eleitos foi feita durante todo o dia e cerca de 50 alunos votaram no auto-defensor. Com fila para votação, lista de presença, título de eleitor e cabine de votação, os alunos que votaram se sentiram mesmo numa eleição de verdade. “É uma oportunidade de exercerem a cidadania e mostrar para a sociedade que eles tem direitos e sabem exercê-lo com sabedoria”, destacou a diretora, Oneide Campos. A divulgação dos nomes dos dois auto-defensores eleitos só acontecerá no dia 17 de novembro, quando será feita também a eleição da nova diretoria da Apae.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você