19.4 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Biblioteca Pública de Piçarras será ampliada e mudará de local

Ouça a Matéria

O Governo Municipal de Balneário Piçarras anunciou na última semana que a Biblioteca Municipal José Ferreira da Silva, será ampliada e deve funcionar em novo espaço a partir do próximo mês. Atualmente o acervo encontra-se em uma sala, sem condições adequadas de armazenamento, do Centro Integrado de Ensino Fundamental (Cief).
A biblioteca deve ser instalada na Rua Albano Shultz, via que faz a ligação entre as avenidas Emanoel Pinto e Nereu Ramos, nas salas 04 e 05, onde também se encontra a Lotérica. Além da mudança, o Governo Municipal articula a criação de ações educativas e culturais estão sendo programadas para atrair mais leitores.
O investimento é de R$ 60 mil e será usado para compra de mobiliário, equipamentos e acervo, que atualmente é aproximadamente mil livros. O recurso é do Ministério da Cultura e articulado pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (Setuce) com o apoio da pasta da Educação. A previsão é de que a nova estrutura esteja pronta em 15 dias.
Em 1º de novembro de 2008, o Jornal do Comércio revelou a situação precária da sala que serve para a Biblioteca. Goteiras, infiltrações e pouca iluminação colocaram em risco a vida útil das obras. A sala passou por breves reformas, mas, mesmo assim, não é o melhor local para a Biblioteca Municipal.

Mais leitura
De acordo com o Departamento de Cultura da Setuce, menos de 60 atendimentos mensais são feitos pela comunidade no espaço onde hoje também está o acervo da biblioteca escolar do Cief. “Os acervos e espaços são separados, mas a grande maioria dos usuários são alunos e professores da própria escola”, revela Adriana de Souza, chefe do setor. Para ela, o prédio próprio para a biblioteca municipal deve dar mais visibilidade ao acervo.
Para aumentar o número de leitores, o Governo Municipal vai implantar ações educativas em todos os níveis da sociedade. “Além desse novo espaço, vamos iniciar campanhas de incentivo a leitura voltadas para diferentes faixas etárias e sociais”, acrescenta o prefeito Umberto Teixeira. A Setuce também pretende utilizar o espaço para promover eventos culturais e de literatura e buscar recursos para implantar no local um telecentro com computadores ligados à internet.
Para fazer a retirada de livros na Biblioteca Municipal José Ferreira da Silva, qualquer morador de Balneário Piçarras pode fazer um cadastro simples com documentos de identificação e comprovante de residência.
 

Foto por: Divulgação

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você