18.9 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Começa período de matrículas nas escolas de Piçarras

Ouça a Matéria

A partir desta segunda-feira, 29, a rede municipal de ensino de Balneário Piçarras recebe os pedidos de matrículas e rematrícula para o Ensino Fundamental e Educação Infantil para as escolas e Centros de Educação Infantil (CEI). O prazo para ambos os casos termina no dia 3 de dezembro.
Para realizar a matrícula, os pais ou responsáveis precisam procurar as secretarias das escolas e apresentar documentos de identificação, comprovante de residência, certidão de nascimento da criança e, em caso de transferência, o histórico escolar. “Para a rematrícula basta levar os documentos que por ventura estejam faltando no cadastro da escola”, explica a diretora de ensino da Secretaria da Educação, Jussander de Borba.
“É interessante que os pais sigam o zoneamento e escolham escolas mais próximas à própria residência”, frisa Jussander. A vaga deve ser solicitada na própria escola, diretamente na direção da instituição. “Os pais também devem procurar a Escola para confirmar a rematrícula”, acrescenta.
Para ingressar no Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano), o aluno deve ter 6 anos, completados até o dia 31 de março do ano da matrícula (2010). As crianças que completarem esta idade após essa data terão de ser matriculadas na educação infantil (antiga pré-escola). O limite é determinado pela Resolução número 6, do Conselho Nacional da Educação (CNE), de 20 de outubro de 2010.
No entanto, a resolução do CNE abre uma exceção: criança, mesmo com 5 anos, que tiver estudado dois anos da educação infantil poderá entrar o 1º ano do ensino fundamental sem ter completado 6 anos. O intuito dessa abertura é possibilitar tempo para convencer os pais da importância dessas novas regras.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você