20.6 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Crandon participa de desafio da National Geographic

Ouça a Matéria

Uma escola sem desafios para no tempo. Por isso, 32 alunos das séries finais do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio do Centro Educacional Crandon, de Balneário Piçarras, participaram esta semana do Desafio National Geographic 2010. A prova da primeira etapa aconteceu na quarta-feira, dia 9, na própria instituição. Coordenados pelo professor Jaime Lamoglia e pela orientadora Ana Velter, os alunos tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos que adquirem em sala de aula e nos provões de reforço.
Segundo a diretora do Crandon, Andrea Müller, os alunos tiveram algumas aulas para reforço dos conteúdos, para que pudessem enfrentar o desafio em alto nível. “A escola já tinha participado da OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia, mas deste desafio é a primeira vez. Esperamos que nossos alunos se saiam bem”, destaca Andrea.
Como os alunos do Crandon, outros alunos de escolas de Penha e Luís Alves também participaram das provas do Desafio. Participaram das atividades alunos da Escola Básica Municipal Rubens João de Souza, escola de Penha, e das escolas estaduais EEB. Tenente Anselmo José Hess e EEB. Gov. Irineu Bornhausen, em Luís Alves.

As provas
Em todo o país, 6.920 escolas foram inscritas para as provas, que foram realizadas nas próprias instituições. Cada escola deverá fazer a correção das provas até o dia 11 de junho, quando sai o gabarito, e inscrever um total correspondente a 5% de alunos na Fase Regional, até o dia 18 de junho. A 2ª Fase – Regional será realizada no dia 21 de agosto em várias sedes regionais distribuídas pelo Brasil. Na terceira fase, a Nacional, a coisa fica mais restrita. A relação dos 20 estudantes que serão premiados com medalhas e uma viagem com todas as despesas pagas para a fase final em São Paulo será divulgada no site oficial do concurso, em 22 de setembro. A premiação da viagem se estende a um pai ou responsável e ao professor de cada um desses 20 estudantes. As provas da Fase Final serão realizadas entre os dias 14 e 17 de outubro, junto com um roteiro completo de eventos e passeios culturais, seguido pela cerimônia de encerramento e entrega de medalhas a todos os 20 finalistas participantes do Desafio National Geographic 2010.

O desafio
O Desafio National Geographic é uma iniciativa da Editora Abril e da revista National Geographic Brasil, que assim buscam contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da disciplina de Geografia e áreas afins. Em sua terceira edição, o desafio já reuniu mais de 500 mil alunos de todo o País em seus dois primeiros anos, em 2008 e 2009. Detalhes do desafio podem ser conseguidos no site: www.viagemdoconhecimento.com.br.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você