24.5 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Daniel Frenot recebe homenagem em BV

Ouça a Matéria

O francês Daniel Fresnot, industrial e escritor consagrado, receberá no dia 12 de agosto às 19 horas uma placa de Menção Honrosa da Câmara de Vereadores pela divulgação do município em uma das suas principais obras literárias de ficção: “A Terceira Expedição”, onde o relato conta a história de um grupo de sobreviventes de uma débâcle nuclear. Partindo de Barra Velha, o grupo encara uma viajem de perigos rumo a São Paulo.
Alguns dos personagens do livro foram inspirados em moradores da cidade, como por exemplo o doutor Abraham, que lembra o médico naturalista que exerce no município, Abraham Marcovici.
De acordo com a crítica especializada de São Paulo, “A Terceira Expedição” é considerado o melhor livro de ficção científica do Brasil.
Como parte da visita do escritor ao município, obtida através da Fundação Municipal da Cultura, no dia 12 de agosto às 21h15min também acontecerá um bate-papo com os alunos das 3ª Séries do Ensino Médio da Escola Estadual Astrogildo Odon Aguiar.
Já no dia 13 de agosto às 15.00 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (do lado a prefeitura), acontecera uma apresentação aberta ao público que terá por tema: Vida, obra e relação de Daniel Fresnot com a cidade de Barra Velha.
A vinda do escritor será possível por meio do trabalho do historiador e presidente da Fundação da Cultura, José Carlos Fagundes, que já tinha conhecimento do amor do literário pela cidade.

História
Daniel Fresnot nasceu na França em 1948 e posteriormente imigrou com a sua família para São Paulo. Nos anos conturbados da década de 60, quando era universitário da USP, se engajou na luta contra a ditadura militar, foi perseguido e teve que exilar-se na França, onde se doutorou em Literatura pela Sorbone, Universidade de Paris III. Anos mais tarde, Daniel visitou vários países da Europa, América, África e Oriente Médio, permanecendo um ano na Alemanha, onde lecionou literatura na Universidade de Frankfurt. Em 1981, quando retornou ao Brasil, começou uma dupla carreira, industrial e escritor.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você