19.1 C
Piçarras
terça-feira 28 de maio de 2024


Escola Felicidade efetiva diretoria do Grêmio Estudantil

Ouça a Matéria

A Escola Professora Felicidade Pinto Figueredo, do bairro Nossa Senhora da Conceição, conta agora com um grêmio estudantil, onde alunos atuam junto aos professores e comunidade para melhorar a escola e o ensino. O grêmio na escola surgiu há três anos, mas funcionou apenas por um ano. Agora, os alunos retomaram o projeto e pretender realizar muitas atividades em 2010.
“Foi um processo democrático bem bacana. Todos os alunos, até mesmo os pequenos, votaram. Foi um exemplo de participação”, comemora o diretor da escola, Jean Carlos Bittencourt. Ao todo 740 alunos participaram da eleição que aconteceu no dia 18 de março. Duas chapas concorreram, uma do turno matutino e outra do vespertino. Mas apesar de existir apenas uma vencedora, as duas chapas se uniram após a eleição para intensificar a eficiência do trabalho e fortalecer a equipe.
De acordo com o diretor, os alunos do grêmio atuam principalmente durante as paradas pedagógicas feitas na escola. “Dia desses teve reunião dos professores e cuidamos dos alunos no pátio para que não fossem embora”, explica a presidente do grêmio e aluna da 8ª série, Luana Cristina da Silva.
Cerca de 20 alunos participam ativamente do grêmio na escola. O próximo passo, segundo Luana, é manter o blog da escola (www.epfelicidadepinto figueredo.blogspot.com), e realizar os projetos que estão sendo planejados pelos alunos. Um dos próximos eventos organizados pelo grêmio é uma palestra sobre acessibilidade. A ideia é trabalhar em conjunto com as Secretarias do município. O diretor da escola adianta que até meados do ano será realizado uma exposição de fotos de ex alunos.
O Grêmio estudantil é um órgão que representa os alunos de uma determinada escola. O grêmio deve ser criado através de assembleia geral dos estudantes, onde cada um pode e deve participar seja concorrendo ou votando nos seus representantes, o projeto é a primeira oportunidade que os jovens têm de participar da sociedade. E é através dele que os alunos terão voz ativa na administração da escola.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você