16.7 C
Piçarras
quarta-feira 17 de julho de 2024


Escolas de Piçarras e Penha na média do Enem

Ouça a Matéria

As escolas estaduais de Balneário Piçarras e Penha estão dentro da média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009. De acordo com os números divulgados na segunda-feira, 19, pelo Ministério da Educação (Mec), as quatro escolas que participaram do exame obtiveram índice acima de 500 pontos, considerado na média pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Participaram do exame, no ano passado, as Escolas de Educação Básica Alexandre Guilherme Figueredo (Balneário Piçarras), João Batista Paiva (Penha), Antônio Rocha de Andrade (Penha) e Manoel Henrique de Assis (Penha). O Centro Educacional Crandon (Balneário Piçarras) também realizou o exame, mas por não atingir o número de participantes mínimos (10), não obteve média.
A média da instituição de Balneário Piçarras foi de 555,18. Para a diretora, Andréa Wunderlich, os dados são satisfatórios, mas não comemoráveis. “Ainda não é o índice que queremos. Adotamos uma política de incentivo à participação no Enem e fomento no estudo para um melhor desempenho”, afirma. Em Penha o melhor resultado foi da João Batista Paiva, com 571,74.
Em um ranking das 77 escolas dos onze municípios da Foz do Rio Itajaí Açú (Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luis Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo) 50 obtiveram média. A melhor colocada de Balneário Piçarras ficou na 25ª posição e a de Penha na 16ª. A melhor media é do Salesiano (Itajaí) como 648,83 e a pior Professora Francisca Alves Gevaerd (Balneário Camboriú) 502,84.
Os dados do Enem mostram que 64% das escolas da rede pública ficaram acima dessa média. Sendo que 62,7% fizeram entre 500 e 600 pontos e 1,3% fizeram mais que 600 pontos. Os resultados são calculados a partir do desempenho dos alunos concluintes. São divulgadas as médias separadas das quatro áreas objetivas avaliadas no exame, a da redação, a das provas objetivas e a geral – prova objetiva mais redação.
Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Enem de 2009 foi aplicado em 5 e 6 de dezembro. Foram avaliadas as áreas de conhecimento de ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, além da redação. A divulgação das médias do exame é elemento de mobilização em favor da melhoria da qualidade do ensino. A iniciativa auxilia professores, diretores e demais dirigentes educacionais na reflexão sobre problemas e soluções no âmbito da escola.

EEB Alexandre Guilherme Figueredo (Balneário Piçarras)
Número de alunos que participaram do exame: 66
Média final: 555,41

EEB João Batista Paiva (Penha)
Número de alunos que participaram do exame: 12
Média final: 571,74

EEB Antônio Rocha de Andrade (Penha)
Número de alunos que participaram do exame: 14
Média final: 530,88

EEB Manoel Henrique de Assis (Penha)
Número de alunos que participaram do exame: 42
Média final: 562,11
Fonte: Ministério da Educação
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você