20.4 C
Piçarras
quinta-feira 23 de maio de 2024


Fanfarra de BV conquista oito troféus em competição no PR

Ouça a Matéria

A Fanfarra Municipal Onédia de Barros conquistou oito troféus no 6º Concurso Intermunicipal de Fanfarras e Bandas (CIMFABAN) que aconteceu no dia 21 de agosto em União da Vitória, no Paraná. O maior destaque do grupo barravelhense foi para o primeiro lugar na categoria “Fanfarra Simples Corneta”, além de outras sete premiações, incluindo a categoria Fanfarra com Lira.
O Grupo de Barra Velha trouxe um total de oito troféus divididos nas duas categorias e competiu com fanfarras do Estado além de formações de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.
Segundo o maestro Carlos Eduardo Petry, o Cadú, os 75 componentes do grupo musical barra-velhense garantiram quatro terceiras colocações na “simples corneta”, em itens como corpo coreográfico, baliza, pavilhão nacional e mor de comando. Na categoria “fanfarra com lira”, a “Onédia foi a terceira colocada no item “fanfarra”, segunda no “mor de comando” e novamente terceira no item “baliza”.
A competição de bandas a fanfarras chegou a sua sexta edição, contando com com 39 grupos musicais de cinco estados brasileiros. A “fanfarra com lira foi a categoria mais disputada – Barra Velha concorreu contra grupos do Estado anfitrião e ainda de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná. Já na simples corneta, a competição transcorreu entre grupos do Paraná e de Santa Catarina.
A fanfarra de Barra Velha participou da competição com 75 alunos, integrados pelo corpo coreográfico, mor de comando, duas balizas e outros 40 componentes da corporação, três porta-bandeiras (pavilhão nacional), duas porta-estandartes.
A comitiva de Barra Velha esteve organizada por integrantes da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto local, como a diretora de Cultura Jacinda Padilha, a coreógrafa Josiane Bernardes, a assessora Juralice Rodrigues, o diretor de Esportes da secretaria, Jeferson Ratier, além do próprio Carlos Eduardo e do coordenador musical Douglas Rosa, e das mães de alunos Daiana e Rosicléia. Todo o grupo agradece ao prefeito Samir Mattar (PMDB) pelo apoio dado à fanfarra nos dois últimos anos.

Premiações
Ao longo deste ano de 2010, a Fanfarra Professora Onédia vem colecionando premiações e já é uma das mais destacadas do Estado. No dia 3 de julho, ela esteve na cidade catarinense de Salete, onde garantiu o primeiro lugar especial de cornetas no Concurso Sul-brasileiro de Bandas e Fanfarras, e outras quatro premiações. No dia 10 de julho, trouxe mais quatro troféus para Barra Velha, ao participar do 24º Concurso de Bandas e Fanfarras da cidade de Gaspar.
O grupo musical barra-velhense garantiu duas primeiras colocações e foi vice-campeã em outras duas categorias. As categorias premiadas em primeiro lugar em Gaspar foram o “pavilhão nacional” e a apresentação de cornetas. Cadú espera repetir sempre o bom desempenhodo Estado paranaense.
 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você