A Fanfarra Municipal Professora Onédia Maria de Barros trouxe mais quatro troféus para Barra Velha, ao participar no último sábado do 24º Concurso de Bandas e Fanfarras da cidade de Gaspar. O grupo musical barra-velhense garantiu duas primeiras colocações e foi vice-campeã em outras duas categorias.
As categorias premiadas em primeiro lugar foram o “pavilhão nacional” e a apresentação de cornetas, segundo informa a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Houve ainda o segundo lugar na “mor”, entre outra quatro concorrentes, e o segundo lugar na “baliza”, entre três concorrentes.
Além da participação premiada em Gaspar, a agenda do grupo foi movimentada no final de semana. A fanfarra barra-velhense foi recepcionada pelo grande público que se fazia presente na festa julina da Escola Básica Municipal Professora Antonia Gasino de Freitas, no São Cristóvão, onde fez uma pequena demonstração do que foi apresentado na cidade de Gaspar, recebendo elogios.
Outra participação, juntamente do Grupo Folclórico Municipal Alma Açoriana, foi no segundo dia da Feira de Negócios e Atrações de Balneário Piçarras (Fenapi), na sexta-feira, com um público bastante expressivo na cidade vizinha. O grupo musical foi elogiado e aplaudido, assim como o grupo de danças.
“Esta corporação musical está se destacando cada vez mais, devido ao empenho e determinação de cada componente, pois almeja o tão esperado concurso nacional que será realizado na cidade de Sorocaba, em São Paulo, no mês de outubro”, destaca a secretária Antonina Ramos.
Ela informa ainda que a fanfarra de Barra Velha já está classificada para o evento paulista devido ao concurso estadual que ganhou no ano passado, garantindo assim a inscrição. Em 2010, o grupo já soma duas premiações – no último dia 3, na cidade de Salete, garantiu o primeiro lugar especial de cornetas no Concurso Sulbrasileiro de Bandas e Fanfarras, e outras quatro premiações. O regente é Carlos Eduardo Petry, o Cadu.